AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

"A Mulher Aveirense" retratada pelo olhar de Marta Justiça

Artes

Poderá visitar, a partir do próximo dia 19 e até 27 de julho, a exposição “A Mulher Aveirense”, da artista plástica Marta Justiça, no espaço do Aveiro Arte, na Galeria Morgados da Pedricosa.

Desde criança que Marta tem alimentando o gosto pelas artes e pelo desenho, fazendo-se acompanhar do seu bloco de desenho para onde quer que vá. Assim, foi treinando e aperfeiçoando técnicas e metodologias que a fizeram evoluir enquanto artista autodidata.

Teve a sua primeira exposição “Golegã na Saudade”, que era espelho do seu amor pela equitação e pelos cavalos e, agora, encontra-se a terminar a licenciatura em Design de Produto e Tecnologia na Universidade de Aveiro, e pretende prosseguir estudos para mestrado em Artes Plásticas.

Em simultâneo, traz-nos este novo projeto – “A Mulher Aveirense”, que pretende enaltecer a mulher, na sua feminilidade e delicadeza de traços, conciliadas com o trabalho ligado, neste caso, à Ria de Aveiro. Nas personagens retratadas a cores, Marta procura exaltar o olhar das mulheres que contam, cada uma, a sua história, num trabalho de simplicidade, mas ainda assim rebuscado.

O projeto é composto por seis obras diferentes, mas complementares, que retratam a mulher aveirense nas suas histórias e vertentes. Poderá conhecer a Vareira, a Salineira, a Mulher dos Ovos Moles, a Mulher das Camarinhas e a Tremoceira, reflexos da cidade e da Ria, que definia, em paralelo com o trabalho no campo, as múltiplas profissões da época.

“É comum encontrarmos diversos postais pela cidade que remetem a este tema, no entanto, senti um incentivo ao criar estas obras propondo o enriquecimento cultural da cidade”, explica a artista que diz querer transmitir a todos, mas em especial, aos aveirenses “todos os sentimentos, cheiros e cor da cidade”. Marta garante que se trata da “reprodução e imortalização de um grande pedaço de cultura pertencente à cidade.”

É uma exposição coletiva que contará com duas das obras integrantes desta coleção, e que será inaugurada no dia 19 de junho, às 18 horas. Todas as obras estarão disponíveis para venda, bem como reproduções dos originais em impressões numeradas e assinadas pela artista aveirense.

Para o final deste ano, estão já a ser preparadas duas exposições individuais da artista plástica.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.