AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Campus Jazz encerra com concerto de Eduardo Cardinho

Artes

A entrega de prémios no âmbito do Concurso Internacional dedicado a novos ensembles de Jazz, a abrir noite de concerto com o Eduardo Cardinho Quinteto, após a conferência sobre "A Festivalização do Jazz em Portugal - meio século depois”, encerram a edição de 2022 do Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro.

As apresentações finais, e públicas, dos ensembles candidatos ao Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro (CIJ_UA), criado para promover a criação artística no seio dos ensembles emergentes do panorama jazzístico em Portugal e fomentar a sua relação com eventos congéneres que decorrem noutros países, ocorrem a 22 e 23 de junho, entre as 17h30 e as 21h30, no auditório do CCCI – Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA-UA). A entrada é livre mediante reserva. Os resultados serão anunciados no dia seguinte, a 24 de junho, antes do concerto do Eduardo Cardinho Quinteto.

O Júri do Concurso foi constituído por: Jorge Castro Ribeiro (Presidente do Júri); Carlos Azevedo; Joana Espadinha; João Mortágua e Paula Sousa.

O concurso, destinado a ensembles de jazz que não tenham trabalho discográfico editado e constituídos por músicos portugueses e/ou músicos estrangeiros, incluiu duas fases: prova de pré-seleção - concretizada através do envio de gravações áudio – e apresentação final - através de apresentação pública presencial. Estão previstos três prémios. Prémio para Melhor Ensemble, no valor pecuniário de 1500 euros, Prémio Melhor Composição Original a que correspondem 500 euros e o Prémio Melhor Arranjo Original, ao qual corresponde um valor pecuniário idêntico. O melhor ensemble terá ainda direito a um concerto inserido no programa da edição seguinte do Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro e poderá vir a atuar noutros eventos congéneres em Portugal.

Jazz Talks sobre os festivais em Portugal

A terceira edição das Jazz Talks, conferências sobre Jazz, está agendada para 24 de junho, e está igualmente integrada no Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro. O mote para edição deste ano das Jazz Talks, considerando que o primeiro Cascais Jazz teve lugar em 1971, é "A Festivalização do Jazz em Portugal - meio século depois". As Jazz Talks, criadas em 2013 num formato de congresso académico, alargaram o seu âmbito para acolher também outros especialistas, além dos académicos, nomeadamente professores, músicos, promotores, críticos e outros interessados em Jazz.

As Jazz Talks são organizadas pelo Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md / Universidade de Aveiro) e pelo Centro de Estudos de Jazz.

No mesmo dia, 24 de junho, a partir das 21h30, a noite começa com a entrega dos prémios do Concurso Internacional de Jazz, seguindo-se o concerto do Eduardo Cardinho Quinteto.

Eduardo Cardinho tem vindo a afirmar-se de forma indiscutível no panorama jazzístico português. Apresenta-se na companhia do saxofonista de prestígio mundial Ben Van Gelder, do virtuoso acordeonista João Barradas e de uma sólida secção rítmica composta por Bruno Pedroso e André Rosinha.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.