AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Minta & The Brook Trout e Valter Lobo confirmados no Ovar Expande

Artes

Há três edições a propagar música e experiências diferenciadoras na Escola de Artes e Ofícios, o Ovar Expande surge num novo formato, com o palco galeria a erguer-se de raiz e as conversas e oficinas a conquistarem, em definitivo, o seu espaço. Nos dias 20, 21 e 22 de outubro, projetos, acústica, audiovisual, identidade e dinâmica invadem o emblemático edifício que outrora fora uma fábrica de papel - a Escola de Artes e Ofícios.

A música continua a ser o fio condutor e as palavras ganham dimensão nas conversas entre artistas e público com circuitos formais e informais de partilha. As oficinas criativas - manipulação eletrónica com João Martins e Xavier Marques e produção musical com Benjamim - são dirigidas a músicos profissionais, amadores ou estudantes e são de participação gratuita.

João Martins abre o alinhamento no dia 20 de outubro, pelas 21h30. O músico ovarense apresenta “Bios", trabalho desenvolvido em residência artística no Museu Júlio Dinis: “Influência dos espaços em experimentações musicais – a bateria como instrumento solista”. Segue-se, pelas 22h30, Minta & The Brook Trout, de Francisca Cortesão e Mariana Ricardo, com “Demolition Derby”, quarto registo de estúdio do duo. “Matador”, single de avanço do álbum representa paisagens, auto-ilusões e desilusões, temas que percorrem todo o álbum.

No segundo dia de Ovar Expande, Rita Braga, que dá uso ao ukelele e interpreta canções em português, inglês, finlandês e japonês, traz “Time Warp Blues” ao palco Galeria, pelas 21h30. A energia calorosa e magnetismo de Valter Lobo chegam pelas 22h30 através de “Primeira parte de um assalto”, segundo disco do artista, lançado em março de 2022, e que fala sobre esperança, sociedades cinzentas e automatizadas.

Fumo Ninja, que se descrevem como um grupo de quatro agentes secretos dedicados à exploração da pop por meios não ortodoxos, apresentam-se com os suspeitos do costume - Norberto Lobo, Leonor Arnaut, Raquel Pimpão e Ricardo Martins. “Olhos de Cetim”, disco de estreia da banda, na sala expande, pelas 00h00.

Madalena Palmeirim toca “Right as rain”, álbum editado em 2019, que já percorreu festivais e auditórios do país e que chega agora a Ovar, ao palco galeria, pelas 19 horas de dia 22. Surma, sozinha, no palco expande, pelas 22horas, rodeada de uma dúzia de instrumentos e com voz, vai apresentar um concerto às voltas de “Antwerpen”. Promete dar um cheirinho dos novos temas de “Alla”, o novo disco e segunda longa duração da carreira, que deverá ver a luz do dia ainda neste mês de outubro.

O poder do rock’n rol marca o último espetáculo do Ovar Expande, com The Twist Connection a trazerem “Anywhere But Her”, o quarto e mais recente álbum da banda que contou com a participação de Boz Boorer (Morrissey, Polecats, Bowie), Gregg Foreman (Delta 72, Cat Power, Alan Vega), Michael Purkhiser (The Action) e Miguel Padilha (Wipeout Beat).

Em 2022, o Ovar Expande assume-se como um novo marco da programação cultural do município de Ovar, com bons predicados e argumentos para ser referência no circuito nacional.

* Créditos da foto: Vera Marmelo
Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.