AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Exposição inovadora sobre o cancro na Fábrica Centro Ciência Viva

Saúde

“O Cancro aos olhos de um Cientista” é uma exposição inovadora que pretende explicar o cancro à luz da ciência, de uma forma simples, clara e rigorosa. A inauguração está marcada para este sábado, 25 de fevereiro, pelas 15h00, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. A entrada é livre.

O cancro é um problema de saúde pública e ao longo das últimas décadas a incidência de casos no país tem aumentado. Só em 2020, contabilizaram-se mais de 60 mil novos casos e 30 mil mortes por cancro em Portugal. Cerca de 30-50% dos casos podem ser evitados através de ações preventivas, que passam por exemplo por uma alimentação saudável, prática de exercício físico, rastreio e deteção precoce do cancro.

Por forma a sensibilizar as pessoas para esta doença e dotá-las de maior conhecimento sobre a mesma, o Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro e a Fábrica Centro Ciência Viva inauguram a exposição “O Cancro aos olhos de um Cientista”, desenvolvida no âmbito do projeto de literacia em saúde “Vamos aprender sobre Cancro”.

A exposição está organizada sob a forma de perguntas que todos nós colocamos sobre a origem e a biologia do cancro, mas para as quais nem sempre encontramos uma resposta simples e objetiva. O que é o cancro? Como se formam as metástases? O cancro pode ser hereditário? Como e para quê estudá-lo? Estas são certamente algumas questões comuns que a exposição procura responder de forma clara, simples e direta.

Dividida em quatro vertentes, a exposição mostra: que o cancro não é só um problema dos dias de hoje; dados relevantes sobre o que se passa no mundo e em Portugal e quais os fatores de risco; como se desenvolve o cancro e quais as características de uma célula tumoral; e ainda a importância da investigação na área.

Em paralelo e articulado com a exposição, decorre um Ciclo de Conversas com um painel de especialistas convidados, sobre os mais diversos temas, desde a prevenção, ao diagnóstico e tratamento do cancro.

O evento de inauguração agendado para o próximo dia 25 de fevereiro irá contar com a presença do Vice-Reitor da Universidade de Aveiro (UA), Artur Silva, da Diretora do Departamento de Ciências Médicas da UA, Odete Cruz e Silva, e do Diretor da Fábrica Centro Ciência Viva, Pedro Pombo.

Festa Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.