AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

António Costa e Gouveia e Melo na sessão protocolar de Aveiro 2024

Palcos

O Primeiro-Ministro, António Costa, o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Gouveia e Melo e o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, irão estar presentes na sessão protocolar de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, que vai ter lugar esta sexta-feira, 26 de janeiro, a partir das 17h00.

Sob o lema “O ano como palco. Um cenário infinito”, Aveiro apresenta, em 2024, o melhor que se faz na área cultural, com o objetivo de aprofundar a relação da cultura com o desenvolvimento de Aveiro e de Portugal.

Este evento, limitado a convidados, marca o momento de apresentação formal da Capital Portuguesa da Cultura e decorre no dia em que se celebra a primeira referência a Aveiro num documento oficial: o testamento de Mumadona Dias, condessa do Condado Portucalense, datado de 959.

O testamento, confiado à Torre Tombo e raramente exibido, estará na exposição SAL de Aveiro, SAL do Mundo, no Museu da Cidade. A Sessão Protocolar tem início às 17h com a inauguração desta exposição, que contempla vários objetos raros e documentos inéditos, que instituem, asseveram e ilustram Portugal enquanto território com forte ligação ao sal.

 

Campus Jazz Publicidade

O evento continua no Teatro Aveirense, com um concerto de guitarra portuguesa por parte de Marta Pereira da Costa, às 18h00. A compositora e instrumentista ganhou recentemente notoriedade mundial depois de tocar guitarra portuguesa no programa Tiny Desk Concerts, da rádio pública norte-americana.

A sessão protocolar de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura contará ainda com as presenças do Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro; Joaquim Batista, do Bispo de Aveiro; D. António Moiteiro; do vice-reitor da Universidade de Aveiro; Artur Silva e da vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), Alexandra Rodrigues; entre outras personalidades.

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.