O Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro (GrETUA) lança a sua programação para o primeiro trimestre de 2024, um ano que ficará indelevelmente marcado por simbolizar 45 anos de existência. A mão, ícone do GrETUA desde a peça “um nó para cada dedo”, datada de 1980, é o mote gráfico que lança o trimestre.
Na área do teatro, para além da reposição do espetáculo de David Calão “No Princípio Era”, haverá lugar para a artista Gaya de Medeiros apresentar “Pai para jantar”, numa formação que inclui o intérprete musical, já bastante conhecido por Aveiro, Pedro Melo Alves. Lígia Soares, outro rosto conhecido, estará com o grupo em residência artística, junto do colega, intérprete e bailarino Henrique Furtado, a preparar o espetáculo “Morrer como os passarinhos”, havendo lugar à apresentação de um ensaio aberto.
Este formato, o do ensaio aberto, é um dos modelos em que o grupo vai apostar bastante durante 2024, numa tentativa não só de democratizar o acesso às ferramentas e formas de pensar das diferentes áreas artísticas, como desviando as atenções da “espetacularidade” da cultura, cada vez mais presentes nas lógicas dos equipamentos municipais.
Seguindo este rasto, haverá, como não poderia deixar de ser, dois momentos dedicados à leitura partilhada de textos com distintos criadores, neste caso Rui Horta, da área da dança, e Rui M Silva, da área do Teatro.
No modelo mais formal de formação, continua o curso de formação teatral, desta feita com cinco novos formadores. Este curso culminará num espetáculo escrito por Lígia Soares, com direção de Carminda Soares e Nuno dos Reis, com estreia agendada para Maio, em data concreta a ser anunciada.
Não bastando, serão anunciadas datas de duas formações distintas: introdução à iluminação, com Bruno dos Reis e Francisco Monteiro, e introdução ao som, por Hugo Grave.