AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Investigadores da UA criam aplicação que permite explorar espaços da cidade de forma sustentável

Sociedade

 

 

A EduCITY, uma aplicação de jogos educativos que permite explorar espaços da cidade de Aveiro de forma sustentável, desenvolvida por uma equipa da Universidade de Aveiro (UA), já está disponível na Google Play e App Store, sendo a sessão de apresentação esta sexta-.feira, dia 19 de abril, às 18h30min, no edifício ATLAS, Praça da República, Aveiro.

Este projeto pretende promover cidades sustentáveis, através de uma aplicação móvel com jogos de localização baseados em desafios que integram recursos educativos em realidade aumentada, como simulações com base em dados de sensores ambientais, animações 3D, spots informativos, entre outros.

Os jogos podem ser também criados pela comunidade escolar, académica e pelo público em geral e integram desafios interdisciplinares atrativos para serem explorados por cidadãos em passeios pela cidade de Aveiro.

Esta pedagogia inovadora usa, assim, uma tecnologia familiar (dispositivos móveis) para “aprender fazendo”, na qual os jogos em realidade aumentada permitem uma consciencialização ambiental da cidade, aqui encarada como um laboratório vivo de experimentação onde os cidadãos são “cientistas ativos” e agentes de mudanças sustentáveis, numa lógica de ciência cidadã.

O projeto EduCITY inclui também uma plataforma internet de criação de jogos e conteúdos educativos com vista à promoção de competências de desenvolvimento sustentável, onde os cidadãos podem explorar jogos educativos para aprender sobre sustentabilidade enquanto exploram a cidade.

A plataforma é uma ferramenta aberta que permite a criação de jogos móveis e de conteúdos em realidade aumentada por utilizadores sem competências de programação, podendo ser utilizada em qualquer cidade do mundo.

Feira do Livro Publicidade

Este sistema foi desenvolvido com o intuito de tornar o processo de aprendizagem mais divertido e acessível, de forma a inspirar cidadãos de todas as idades a envolverem-se na problemática da sustentabilidade.

A apresentação da aplicação EduCITY começa com um interlúdio musical de Davys Moreno ao violino. Durante a cerimónia, membros da equipa EduCITY compartilharão os seus contributos para o desenvolvimento do projeto, proporcionando uma visão global sobre o valor educativo da app e da plataforma.

O público terá a oportunidade de experimentar, em primeira mão, a aplicação e os seus conteúdos de realidade aumentada. No final, celebra-se a inauguração da app com um coffee break que inclui um original bolo do Flamingo EduCITY. 

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.