O Centro Escolar da Saldida, do Agrupamento de Escolas da Murtosa, foi palco de uma celebração da comemoração dos 50 anos do 25 de abril, no âmbito da planificação desenvolvida nos Domínios de Autonomia Curricular.
A cerimónia, marcada pela presença dos militares do Regimento de Infantaria Nº10, foi conduzida com solenidade durante o protocolo do hastear da bandeia, liderada por estes convidados.
A música também marcou presença, um dos momentos mais marcantes foi a interpretação do hino nacional pela talentosa Inês Margaça, acompanhada pelo Ricardo Folha na viola. A sua atuação foi verdadeiramente empolgante, transportando os presentes para um momento de solenidade. Continuaram a sua atuação com um medley envolvente de canções de abril, reavivando memórias e sentimentos da Revolução dos Cravos. Para finalizar com chave de ouro, brindaram-nos com a emotiva canção “Amor a Portugal”.
O evento contou ainda, com a presença do Comandante do Regimento de Infantaria N10 de S. Jacinto, do vice-presidente da Câmara da Murtosa, dos presidentes das Juntas de Freguesia da Murtosa e do Monte e do secretário da Junta de Freguesia do Bunheiro. Marcaram ainda presença o diretor do Agrupamento, os agentes da Escola Segura e alguns pais dos alunos da escola.
A turma A4 brindou os presentes com a leitura do poema “CES e o 25 de abril”, demonstrando não só talento poético dos alunos, mas também um apreço pelos valores da liberdade que esta data representa. No final foi entregue uma lembrança simbólica aos convidados presentes (marcador de livros com o poema e um cravo vermelho símbolo da revolução, também elaborado na escola.
A manhã culminou com uma representação teatral, intitulada “E depois do adeus!”, representada pelos alunos do Centro Escolar. Uma atividade fantástica que encerrou a celebração dos 50 anos do 25 de abril.
Foi um dia verdadeiramente inesquecível, que ficará gravado na memória de todos os que tiveram a possibilidade de assistir.