AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

João Martins e Miguel Araújo: a cumplicidade artística sobe ao palco

Artes

 

As canções originais são de Miguel Araújo, autor de “Anda comigo ver os aviões” ou “Os maridos das outras”, entre outras. João Martins, docente da Universidade de Aveiro (UA) e membro da equipa organizadora do Campus Jazz – Festival de Jazz da UA, assina os arranjos e lidera um coletivo pouco convencional de 21 músicos. O concerto que leva a palco a cumplicidade artística entre os dois está marcado para dia 7 de junho, às 21h30, na Nave Multiusos Caixa UA, campus de Santiago.

João Martins, músico e arranjador, já colaborou com músicos e autores, tais como: Dino d’Santiago, António Zambujo, Pedro Abrunhosa, Expensive Soul ou Marta Ren. Miguel Araújo, para além de compor e interpretar em nome próprio, compõe também para Ana Moura, António Zambujo, Carminho, Ana Bacalhau, Raquel Tavares. Na base desta colaboração que vai estar em palco a 7 de junho, na Universidade de Aveiro, está, mais remotamente, uma cumplicidade que começou em 2012, quando o cantautor convidou o músico natural de Vagos para um concerto do festival “D’Bandada”, no Porto, e para o qual João Martins preparou arranjos para trio de sopros em duas canções.

A cumplicidade e as diversas colaborações foram-se sucedendo ao longo dos anos. De tal modo que João Martins incluiu uma colaboração com o cantautor como estudo de caso na tese de doutoramento, em curso, que aborda o papel do arranjador na Música Popular Portuguesa Contemporânea e a sua relação com o cantautor. O estudo de caso foi o projeto “João Martins Ensemble & Miguel Araújo — Ao Vivo na Escola de Artes e Ofícios de Ovar”, disponível em várias plataformas digitais, que tem agora um novo desenvolvimento no concerto marcado para dia 7 de junho, na UA.

 

Festa Publicidade

O trabalho em curso no doutoramento, explica João Martins, procura constituir-se como uma reflexão sobre o processo criativo do arranjador num trabalho deste tipo, incluindo o grau de decisão em relação a elementos que constam do produto final, sobre as relações artísticas que surgem entre quem intervém, como músicos e técnicos, e em especial com o cantautor. As canções de Miguel Araújo, autodidata, sem formação formal na música, mas com horas e horas a fio de audição e transposição de muita música para a guitarra e para a voz, apresentam-se com uma roupagem de elegância, como já sugeriu o próprio cantautor, num contexto de arranjo diferente da sua apresentação inicial. Para além de autor dos arranjos, João Martins assume ainda funções de produtor musical, maestro e produtor executivo.

Este concerto de João Martins Ensemble & Miguel Araújo é uma iniciativa do programa de comemorações dos 50 anos da Universidade de Aveiro e de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024. Bilhetes a 8 (público em geral) e 5 euros (comunidade UA)

Ingressos disponíveis na BOL

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.