AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar
Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Festival Internacional de Guitarra de Aveiro arranca a 5 de julho

Artes Ler mais tarde

 

Já falta pouco para o Festival Internacional de Guitarra de Aveiro, que decorrerá de 5 a 13 de julho, em diversos espaços emblemáticos da cidade de Aveiro e da região. Este festival afirma-se como uma celebração da música e da guitarra, reunindo artistas de renome nacional e internacional num programa diversificado que contempla concertos sinfónicos, recitais a solo, e projetos inovadores que cruzam tradição e contemporaneidade.

O festival tem início no dia 5 de julho, pelas 22h00, no Largo da Vista Alegre, em Ílhavo, com um concerto protagonizado por Ricardo Gallén e a Orquestra das Beiras, sob a direção do maestro Henrique Constância. O programa inclui duas obras emblemáticas do repertório espanhol: o Concierto de Aranjuez, de Joaquín Rodrigo, e a Suite El Amor Brujo, de Manuel de Falla.

No dia 6 de julho, às 18h00, o Centro de Congressos de Aveiro acolhe a Orquestra Efémera de Guitarras, que interpretará obras de Albéniz, Falla, Giménez, Soutullo e Juan Vert, Bizet e Boccherini, num concerto que promete uma viagem sonora rica em cor e ritmo.

O ciclo de recitais prossegue no dia 9 de julho, às 21h30, na Igreja das Carmelitas, com o guitarrista Francisco Berény, que apresentará um programa constituído por peças de referência da guitarra clássica, bem como obras de compositores portugueses contemporâneos, como Ricardo Abreu.

No dia 10 de julho, também na Igreja das Carmelitas, pelas 21h30, será a vez do guitarrista Manuel Mesquita, com um repertório que inclui obras de J. S. Bach, Francisco de Lacerda e António José.

No dia 11 de julho, pelas 21h30, o Centro de Congressos de Aveiro recebe o duo Lagrimosa Beltá (Laura Young & Frances Pappas), num concerto que explora melodias e poesias das tradições populares, recriadas através de arranjos de compositores contemporâneos como Dusan Bogdanovich.

No dia 12 de julho, às 21h30, sobe ao palco do Centro de Congressos de Aveiro o reconhecido guitarrista Pedro Jóia, com um programa que homenageia nomes incontornáveis da música portuguesa, como Armandinho, Carlos Paredes, José Afonso, além de composições da sua autoria.

O festival encerra no dia 13 de julho, às 18h00, no mesmo espaço, com a atuação da consagrada guitarrista Berta Rojas, que interpretará obras do compositor paraguaio Agustín Barrios, encerrando o evento com a sensibilidade e mestria que lhe são reconhecidas.

Canal Publicidade

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.