AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar
Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Anadia inaugura exposição alusiva à história do Espumante

Vinhos Ler mais tarde

 

O Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, inaugura este sábado, 28 de junho, pelas 16h00, a exposição temporária “Espumante | Bairrada Terra-Mãe” que estará patente ao público até ao dia 31 de dezembro.

O município de Anadia pretende com este novo núcleo expositivo, prestar uma homenagem à história, à tradição e ao pioneirismo que fazem da região Bairrada, uma referência nacional e internacional na produção de espumantes. Esta mostra revela, de forma detalhada e apaixonada, a génese do espumante em Portugal, com especial destaque para os pioneiros que marcaram este setor na Bairrada.

A exposição celebra os fundadores e pioneiros do século XIX, que moldaram a história do setor, como José Luciano de Castro, o padre António Alves Mariz, José Paulo Cancella e Justino de Sampaio Alegre, cujos acervos fotográficos, objetos pessoais inéditos e documentos bibliográficos irão ajudar a compreender a importância do seu legado. Destaca-se também nesta mostra, a figura e o papel do primeiro diretor da Escola de Viticultura e Pomologia da Bairrada, o Engenheiro Tavares da Silva, considerado o “Pai do Espumante Português”.

A mostra dá a conhecer fotografias daquela época, incluindo imagens das diversas gerações das icónicas Caves Monte Crasto, eventos históricos, além de maquinaria, equipamentos originais e uma coleção de medalhas e diplomas de diversos concursos nacionais e internacionais de vinhos, nomeadamente as Medalhas de Ouro da Exposição Universal de Paris (França) de 1900 e da Exposição Universal de St. Louis (EUA) de 1904. 

Coleção de garrafas antigas, rótulos históricos, pinturas de José Malhoa e de Fausto Sampaio e instalações de arte de artistas plásticos contemporâneos, tais como DoAmaral e Albano Martins, são outros elementos em destaque na mostra que inclui ainda, um extenso e rico acervo fotográfico sobre as vindimas na Bairrada, em meados do século XX, realizadas pela lente e arte do fotojornalista Eduardo Agostinho e de Artur Pastor, bem como vídeos históricos do Arquivo RTP e uma sala imersiva celebrando o universo do espumante de forma sensorial e inovadora.

Neste projeto, o Município de Anadia tem como parceiros a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), a Comissão Vitivinícola da Bairrada, a Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, a Associação Rota da Bairrada, a Confraria dos Enófilos da Bairrada, o Museu José Luciano de Castro da Santa Casa da Misericórdia de Anadia, bem como as famílias e descendentes das diversas figuras históricas retratadas e das administrações das históricas Caves Monte Crasto. 

Canal Publicidade

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.