Foi lançada uma petição contra a construção de um hotel de 12 andares nas margens dos canais de Aveiro, prevista no Plano de Pormenor do Cais do Paraíso. O abaixo-assinado, endereçado à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), vai já com cerca de 300 assinaturas.
Os subscritores da petição consideram que aquela construção “compromete a paisagem urbana e o equilíbrio morfológico e visual da cidade”, “contraria pareceres técnicos (incluindo da Turismo de Portugal) que alertam para a dissonância urbanística e a possível desvalorização turística, contrária a tudo o que se faz em termos urbanísticos no resto da Europa” e “foi planeada com base na viabilidade económico-financeira dos promotores, sem adequada ponderação do interesse público”.
Com esta petição, exigem “a suspensão imediata do plano”; “a revisão dos parâmetros urbanísticos previstos”; e “a abertura de um processo de consulta pública verdadeiro e transparente”.
“A cidade de Aveiro pertence a todos, e o seu desenvolvimento deve respeitar os princípios da sustentabilidade, da justiça territorial e da participação cidadã, principalmente em casos de tamanha dimensão e impacto visual e cultural”, é referido no documento.
A Aveiro Mag já contactou o gabinete da presidência da autarquia para tentar obter uma reação a esta contestação pública, aguardando por eventuais esclarecimentos.