Este ano, o Ria de Aveiro Weekend (RAW) compreenderá apenas a realização da grande regata dos moliceiros. A decisão é justificada com base na necessidade de “fazer cumprir as boas regras para evitar o contágio” da Covid-19, justificou Ribau Esteves, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA). O evento está marcado para o próximo sábado, ligando, como é hábito, a Murtosa a Aveiro.
A partida acontecerá pelas 15h30, na Torreira, estando a chegada prevista para as 17h00, em Aveiro (zona da antiga lota). O público é convidado a assistir à prova a partir das margens - da Torreira a São Jacinto, ao longo do Cais dos Bacalhoeiros, na Gafanha da Nazaré, e na estrada-dique da Troncalhada, em Aveiro - mantendo o devido distanciamento. Antes disso, pelas 11h30, na Torreira, acontece o habitual concurso de painéis dos moliceiros.
Além de proporcionar um momento de beleza rara nas águas da ria, esta prova contribui para a manutenção e recuperação dos barcos tradicionais da ria. Há retribuições de presença para todas as embarcações – este ano, estão confirmadas 15 – e prémios para os melhores classificados.
“São 16 mil euros de prémios, no total”, anunciou o líder da CIRA, numa conferência de imprensa realizada a bordo do Laguna, o novo restaurante flutuante da ria de Aveiro.