Dalila Monteiro, que assina como Zooter, frequentou a Universidade de Aveiro (UA) e vai agora aplicar a sua arte transformando alguns espaços da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA).
São quatro intervenções ao todo que vão servir de suporte à arte urbana de Zooter e contribuir para que esta unidade de ensino politécnico da UA crie laços ainda mais fortes com a cidade.
Está prevista a integração destes trabalhos no roteiro de arte urbana de Águeda onde já constam obras de Daniel Eime, The Caver, autor do retrato de Manuel Alegre (no edifício da Biblioteca com o seu nome), Mário Belém (“Lenda da Ponte do Alfusqueiro”) e Bordalo II (“Pisco”).
Mostrando os planos que realizou e que começa a executar a 20 de julho, Zooter fala de composições coloridas onde sobressaem o verde, símbolo da UA, a cor de tijolo, da ESTGA, atravessadas por formas que representam áreas de ensino, geometrias segmentadas, todo um conjunto sugestivo de ação e movimento e com a identidade e estilo da autora.
A amarantina, antiga aluna da Escola Superior Aveiro Norte (ESAN), outra unidade de ensino politécnico da UA, fixou-se há 10 anos em Aveiro. Tem vindo a trabalhar em ilustração e design gráfico, e aplicando as latas de spray colorido, entre outros locais, em ruas de Aveiro: junto ao Canal de S. Roque e na avenida central, ao lado da Sé (ambos em coautoria com Ratu), ao lado da loja de desporto Xtreme e a já referida exposição no Avenida Café Concerto, ainda patente.