Há tanto para descobrir sobre os pontos de luz que vão sobressaindo no escuro do céu. Estrelas, planetas, constelações, etc., que nos conduzem numa longa viagem através da imensidão do Universo e que nos dão a conhecer uma história que é medida em milhares e milhões de anos. Nos próximos dias, na região de Aveiro, vai ter várias oportunidades para passar uma noite a ver estrelas, sob a orientação de verdadeiros especialistas na matéria, mais concretamente elementos da FISUA – Associação de Física da Universidade de Aveiro. Aceita o desafio?
Dia 10, o encontro com a astronomia terá lugar na praia da Barra, em Ílhavo (nova edição a 29 de agosto), junto ao farol, a partir das 22h00. Segue-se, no dia 11, uma visita guiada ao céu com observação à vista desarmada, no Centro Municipal De Interpretação Ambiental, junto à Alfandega de Aveiro.
Dia 13 de agosto, às 22h00, é a vez de Albergaria-a-Velha, junto às Piscinas Municipais; e, a 14 de agosto, há encontro marcado na Universidade de Aveiro, com a vantagem de a atividade contemplar observação com um telescópio especial - o Stellina. Este telescópio vai apenas fotografar o céu, mas permite que os participantes levem para a casa a fotografia no telemóvel, pois trata-se de um telescópio interativo.
A 15 de agosto, os especialistas da FISUA sobem ao alto do Caramulinho para ver o céu num sítio escuro. Vai ser uma noite especial com algumas estrelas cadentes para contemplar. Finalmente, a 16 de agosto, estarão em Sever do Vouga, na freguesia de Couto de Esteves.
Estas iniciativas inserem-se no programa Ciência Viva no Verão, que está já a cumprir a sua 24.ª edições. Todas as informações podem ser consultadas no website do projeto.