AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

A cultura está de volta ao espaço público de Santa Maria da Feira

Artes

A pandemia fez parar o mundo inteiro e a cultura foi uma das áreas mais afetadas. Agora que o desconfinamento se faz de forma gradual, os feirenses (e não só) terão à sua disposição 23 projetos culturais para assistir no concelho de Santa Maria da Feira. Por todo o território, durante os meses de agosto e setembro, será possível ver teatro, música, magia, em lugares como os claustros do Museu Convento dos Lóios (Feira), Porto Carvoeiro (Canedo), Parque de Lazer da Azenha (Arrifana), Jardim da Voltado a Poente (Romariz), entre tantos outros, num périplo de animação que passará por 15 freguesias.

A bolsa de programação de projetos locais, apoiados pelo município de Santa Maria da Feira através do programa Cultur#ACT, inclui artistas locais e projetos por si idealizados e submetidos, num total de 77 propostas recepcionadas. A próxima atividade acontece a 15 de agosto, no centro histórico de Santa Maria da Feira, com a atuação de Elisabete Sousa. O espetáculo ‘Aquae Renovatae’ apresenta-se como uma desconstrução em cena da mais antiga tradição feirense – as Fogaceiras – com o intuito de questionar a transformação deste ritual e a sua evolução.

Agosto contemplará ainda as atuações de: Jeanneth Vieira, com ‘As Cores do Meu Coração’, Susana Santos e António Laranjeira, num dueto que exalta os grandes clássicos do fado, e Lécio Dias, que traz ‘Firgun’, com base no conceito sobre o sentimento de satisfação pelas conquistas de outrem. Ainda, Joana Vilar com ‘De Pequenória se torce a História’, um conto que vai mais além, Ana Filipa Gomes de Sousa com a pergunta ‘Do You See the Sound of the Saxophone?’, explorando a dicotomia entre som e imagem, e Daniel Padrão, com uma dose dupla de projetos: ‘Colourblind’, em conjunto com Inês Vieira, junta vozes com guitarra, e ‘Silvestre, o Só’ retrata dois viajantes do tempo que se deparam com a questão ‘O que nos faz feliz?’.

Já setembro traz ‘A Verdadeira História da Carochinha’, por Ana Carlos Almeida Fonseca, ‘Zacarias, o Grande’, o entertainer de renome que apresentará truques e ilusões com o seu assistente Ezequiel Mais ou Menos, e Fuck You Brass Band, uma das bandas itinerantes mais conceituadas do país. Susana Castro Santos convida, desta vez, o projeto Fado Inverso para mais fado com violoncelo, Diogo Divagações explora as palavras em Divagar Concêntrico e os Blue & White Strings Duet readaptam os seus concertos levando música às casas das pessoas. Haverá ainda uma partida de ténis na praça, um serão com histórias e um baile louco, além de dois corpos que expressam a poesia de Florbela Espanca.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.