AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

“O meu amor foi para o mar...” é o novo projeto comunitário dos seniores ilhavenses

Sociedade

O projeto Maiores Idade e o Museu Marítimo de Ílhavo estão a desenvolver um espetáculo comunitário inspirado na novela “O meu amor foi para o mar...”, de José Geitoeira, publicada no jornal O Ilhavense, em 1955.Com orientação artística de Jonathan Margarido, este projeto, que tem por base as técnicas do teatro radiofónico, divide-se em duas fases:

A primeira, que teve início no mês de junho, consistiu numa série de encontros semanais no Museu Marítimo e no Fórum da Maior Idade, com os seniores a participar em momentos de tertúlia, debate e partilha de memórias sobre as fainas da pesca do bacalhau e da ria, bem como os trabalhos e vivências dessa época. Houve ainda oportunidades para visitas a exposições, visionamento de documentários, realização de oficinas e dinâmicas para aprofundamento dos conteúdos abordados no texto que servirá de base ao projeto. No Fórum da Maior Idade, os “maiores” exploraram o elenco e desenvolveram técnicas de teatro-radiofónico, com exercícios de canto e expressão corporal que culminarão na apresentação da peça.

A segunda fase, que deverá arrancar já no dia 12 de setembro, consistirá numa Open Call para a participação da comunidade na constituição de um coro de interpretação e numa banda, numa perspetiva de envolvimento comunitário intergeracional para apoio ao projeto.

“O coro irá trazer uma energia especial à peça, assumindo um papel importante na representação e na música, nas diferentes cenas interpretativas. Já a banda terá como objetivo perpetuar a mensagem do autor, criando músicas inéditas, tendo por base os seus poemas”, explica, em comunicado, a Câmara Municipal de Ílhavo, acrescentando que a composição dos temas caberá a Fábio Oliveira.

Também a confeção de figurinos e adereços sobre a temática marítima, estará a cargo da comunidade através de workshops organizados para o efeito.

As inscrições para o coro, a banda e a criação de adereços e figurinos estão abertas e podem ser realizadas através do telefone 234 329 636.

A iniciativa “O meu amor foi para o mar...” integra o programa “Maiores pela Janela”, criado durante a quarentena como forma de tentar minimizar os impactos negativos da falta de contacto social e estímulos na comunidade sénior e nos utentes de lares e centros de dia do município.

A apresentação pública deste rádio-musical está marcada para novembro.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.