Já é conhecido o cartaz do TAN TAN TANN – 4.º Festival Internacional de Artes Performativas Contemporâneas de Esmoriz 2020, uma parceria da Imaginar do Gigante com a câmara municipal de Ovar – e apoio da junta de freguesia de Esmoriz. A edição deste ano chegou a estar prevista para junho, mas acabou por ser reagendada para 18 e 19 de setembro, às 21h30, sempre em conformidade com as regras de segurança que os tempos exigem.
TAN TAN TANN é o som e o nome de tanoaria, local de tanoeiros onde se bate o som TAN TAN TANN, para fazer as famosas barricas para acolher os mais famosos vinhos e licores do mundo. O local que acolheu este festival desde a sua génese é a Tanoaria Josafer, uma das mais antigas tanoarias em funcionamento em Esmoriz, a cidade dos tanoeiros.
Por ali já passaram nomes como Pega Monstro, Tó Trips e João Doce, Feira de Leste, Iguanas, Electric Man, Títeres de Maria Parrato, Flávio Rodrigues, entre muitos outros. Este ano, o festival conta com grupos de Espanha, França, Canadá e Portugal.
De Espanha vem o músico Amorante, um dos nomes mais sonantes da música tradicional do País Basco, surge aqui com um projeto novo e vanguardista, onde transforma o tradicional, com uma fusão contemporânea. De França chega o projeto Atónita, de Georgina Vila Bruch, que vai apresentar um trabalho de clown físico e visual. Do Canadá chega pela primeira vez a Portugal o projeto da Gestalt Theatre, grupo com uma abordagem integrativa, holística e expressiva da psicoterapia e do desenvolvimento pessoal. Portugal estará representado por Laudo, um projeto musical bastante curioso que junta alaúde e guitarra elétrica. Edgar Maia e João Doce vão ser os anfitriões das noites, vão passar discos e músicas nos interlúdios dos espetáculos.
Participação da comunidade
Sendo um festival que integra a comunidade, o TAN TAN TANN conta com a participação da Universidade Sénior de Esmoriz, que apresentará um trabalho de vídeo realizado durante o confinamento. Avós e netos juntam-se numa experiencia à distância.
A tradição Macaca Rambóia, uma atividade que antigos tanoeiros realizavam uma vez por mês no final do trabalho, também será ali replicada com o público, onde não faltarão as conversas e os bifes do vazio.
A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação máxima do espaço, com medidas de segurança em conformidade com as diretivas da DGS. Mais informações em: www.imaginardogigante.pt