Após uma interrupção forçada, o Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro (GrETUA) reabre portas em outubro para um trimestre de formação e programação multidisciplinar com música, teatro, circo contemporâneo e dança. David Bruno, Bardino, um curso de Teatro Radiofónico ou “Uma Solidão Demasiado Ruidosa”, dos Artistas Unidos são algumas das propostas.
Na altura do ano em que a cidade recebe novo influxo de estudantes, o GrETUA apresenta a sua oferta de formação teatral num formato diferente do habitual, adaptado ao contexto, um curso de Teatro Radiofónico coordenado pelo encenador Luís Araújo que culminará numa apresentação final, à semelhança do que acontece no habitual curso de formação teatral.
Paralelamente, o quarto trimestre do ano apresenta-se com um leque variado de propostas musicais, abrindo com David Bruno, que apresenta no dia 10 de outubro o seu mais recente trabalho “Raiashopping”. Ainda na música, os portuenses Bardino trazem o seu álbum de estreia ,“Centelha”, lançado em Agosto deste ano, à caixa negra do GrETUA. A programação musical é ainda composta por novos atores da música electrónica, como Farmwarth, ou do trap, como Kenny Berg, contando ainda com o turbilhão rítmico dos Palmiers.
O GrETUA volta ainda a acolher artistas em residência. Melífluo, um projeto que combina as linguagens da música, da poesia e da performance, estará durante três dias em ensaios em Aveiro e apresentará um espetáculo no dia 21 de novembro. Também entre a música e a poesia estará a noite em que a sala receberá José Valente e Marta Bernardes.
No teatro, os Artistas Unidos apresentam nos dias 6 e 7 de novembro “Uma Solidão Demasiado Ruidosa”, um monólogo de António Simão a partir do romance do checo Bohumil Hrabal. Em dezembro, é a vez da Assédio Teatro, que apresentou em 2019 “Made in China” e “Sarna”, se apresentar ao público aveirense com novo trabalho. Em outubro, o palco do GrETUA recebe ainda a sátira do Jovem Conservador de Direita.
A programação conta também com propostas no âmbito do circo contemporâneo, como “A Fábrica da Mentira”, um espetáculo de Elvis Mendes, da dança, com o espectáculo “Rite of Decay”, de Joana Castro, e do cinema, com regresso às sessões Cine Qua Non com o ator Eduardo Breda como convidado.
As lotações são, por contingências relacionadas com a pandemia, mais reduzidas do que o habitual e todos os espetáculos serão assistidos em lugares sentados.