AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Companhia Hotel Europa regressa a Ovar com "Libertação"

Palcos

A Companhia Hotel Europa está de regresso ao Centro de Arte de Ovar, esta sexta-feira, dia 9 de outubro, pelas 22 horas, para apresentar a terceira peça sobre o fim do colonialismo português “Libertação”, que teve início com as peças “Portugal Não é um País Pequeno” e “Passa-Porte”.

Criada e dirigida por André Amálio e com cocriação de Tereza Havlí?ková, “Libertação” é interpretada por André Amálio, Lucília Raimundo e Ricardo Cruz.

Libertação aborda o episódio mais traumático da história recente de Portugal: a Guerra do Ultramar. Reflete sobre este acontecimento histórico a partir do ponto de vista da luta de libertação que foi desenvolvida em Angola, Guiné e Moçambique e o seu impacto no Estado Novo e na consequente queda do fascismo em Portugal.

É um olhar sobre a questão das independências a partir do ponto de vista africano. Libertação começa por descrever e analisar o movimento das independências em África, para melhor entender o caso do Colonialismo Português no contexto mundial.

O espetáculo é construído a partir de entrevistas feitas a antigos soldados das guerras de independência e de uma rigorosa pesquisa de arquivo sobre a guerra colonial, incluindo os discursos políticos produzidos pelos líderes de ambos lados da guerra, em particular de António Oliveira Salazar, Amílcar Cabral, Marcello Caetano, Eduardo Mondelane, Agostinho Cabral, Holden Roberto, Jonas Savimbi e Samora Machel.

Libertação reflete assim sobre a pós-memória e como ela é transmitida entre gerações, para analisar o modo como o colonialismo é visto hoje em dia.

Os bilhetes para este espetáculo podem ser adquiridos no Centro de Arte de Ovar ou em https://caovar.bol.pt

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.