A AGIL (Associação Gráfica Ilhavense) inaugura, no próximo dia 20 de novembro, a mostra “Segundas Impressões”. A associação cultural ilhavense vai apresentar um original concebido por Tiago Baptista, bem como uma exposição de tiras de banda desenhada deste artista plástico, publicadas na sua habitual crónica no Jornal de Leiria.
Depois de, em 2019, ter ocupado o antigo posto da GNR de Ílhavo com o evento “Primeiras Impressões”, então, a cargo do artista João Carola, desta vez, a AGIL abre as portas da sua sede – no número 2 da Rua das Cancelas –, ainda em processo de recuperação.
Tiago Baptista, artista plástico e criador de BD que, além de inúmeros projetos de edição própria, publica semanalmente no Jornal de Leiria a sua tira “Imagem Viagem”, é o convidado especial desta edição que acontece nos próximos dois fins de semana, em Ílhavo.
Esta mostra no espaço da AGIL surge no contexto de um trabalho conjunto entre o autor e a associação cultural ilhavense: uma edição limitada e numerada de ilustrações impressas em serigrafia que compõem um objeto gráfico peculiar.
Em comunicado, a associação informa que este conjunto de ilustrações “será o segundo trabalho da série ‘AGIL Imprime’”, contribuindo para “o enriquecimento dessa narrativa em construção”.
As “Segundas Impressões” servirão ainda para o lançamento de dois novos produtos com o selo AGIL: a régua de desenho “Cidades e Utopias” e a linha de cadernos “Frankenstein”. A régua de desenho resulta do processo realizado em 2019 na oficina de criação “Do labirinto, a quadrícula que habitamos” em que os formandos eram desafiados a pensar a sua cidade e a sua utopia através de processos de desenho apoiado por este escantilhão, agora disponibilizado ao público geral. Já os cadernos Frankenstein surgem das experiências de reciclagem com as aparas do livro “Lancia Y10 – uma novela rodoviária”, produzido pela AGIL em agosto deste ano. À reciclagem somou-se a experiência adquirida em encadernação e a descoberta de um exemplar antigo do livro “Frankenstein”, cujas palavras foram recortadas e introduzidas na pasta de papel reciclado, compondo-se através dele um novo “monstro”, homenageando o mito, em forma de caderno.
Devido às restrições sanitárias vigentes, a entrada será limitada a apenas uma pessoa de cada vez, com as exceções de famílias ou visitantes que coabitem.No entender da associação cultural ilhavense, “isto contribuirá para uma experiência mais íntima, de um para um, com os objetos expostos, estando a segurança acautelada”.
“Segundas Impressões” arranca na próxima sexta-feira, dia 20, às 18h30. Nesse dia e na sexta-feira seguinte, a exposição estará aberta das 18:30 às 21h00. Nos sábados e domingos, as portas abrirão às 9h00 e encerrarão às 12h30. A entrada é livre.