AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Dia da Floresta Autóctone assinalado em Águeda e Anadia

Ambiente

Os municípios de Águeda e Anadia assinalaram o Dia da Floresta Autóctone com a plantação de árvores.

Seis amieiros foram plantados no Parque da Boiça, junto à Ribeira da Aguieira, numa iniciativa da câmara municipal de Águeda em parceria com a junta de freguesia de Valongo do Vouga que serviu para assinalar o Dia da Floresta Autóctone.

“Em vez de termos estas mimosas que têm vindo a destruir as nossas galerias ripícolas tradicionais, optamos pelas árvores e arbustos autóctones”, diz Jorge Almeida, presidente da câmara municipal de Águeda. Uma maneira de aliar o combate às espécies invasoras à plantação de espécies genuínas, “o que faz com que os ecossistemas perdurem”, explica o autarca.

A escolha do local para assinalar esta efeméride recaiu sobre a Ribeira da Aguieira e o Parque da Boiça (contíguo àquele curso de água), onde “havia um grave problema” e, por estes dias, está a ser alvo de uma “profunda intervenção de reabilitação”.

Além de Jorge Almeida, Filipe Falcão, presidente da junta de freguesia de Valongo do Vouga e Pedro Teiga, especialista em reabilitação de rios, a plantação de árvores autóctones contou ainda com o contributo de dois alunos da Escola Básica de Valongo do Vouga.

Benvinda Tavares, a professora que os acompanhou, sublinhou o “espírito de colaboração” presente na reabilitação daquele espaço, destacando o novo projeto educativo a ele associado, “no sentido de despertar consciências nos mais novos para o ambiente e para a proteção da natureza”.

Refira-se que, no seguimento da reabilitação da ribeira da Aguieira e do Parque da Boiça, aquela escola está a desenvolver, ao longo do ano, um projeto interdisiciplinar, em que “as diferentes disciplinas trabalharão para dar a conhecer aos mais novos esta intervenção ambiental na Ribeira da Aguieira”.

O Dia da Floresta Autóctone também se celebrou em Anadia. A câmara municipal orientou uma ação de sensibilização sobre a importância da floresta direcionada aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico, dando-lhes a conhecer a importância ambiental e económica da conservação das florestas naturais e a necessidade de as salvaguardar da destruição. Esta iniciativa contou ainda com a plantação duas árvores no recinto do Centro Escolar de Tamengos.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.