Decorre, até ao dia 29 de novembro, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e o município de Albergaria-a-Velha está a promover uma campanha de sensibilização para a limpeza digital.
A autarquia quer incentivar a comunidade albergariense a dedicarem mais atenção à boa gestão dos ficheiros, vídeos e outros conteúdos digitais, nos computadores, caixas de correio eletrónico ou smartphones, eliminando o que não é necessário.
Apesar de “invisíveis”, os dados que as pessoas produzem, utilizam e armazenam nos diversos dispositivos eletrónicos e digitais são “inimaginavelmente grandes”.
O município de Albergaria avança que “a pegada de carbono da Internet e dos sistemas que a suportam é responsável por 3,7% das emissões de gases com efeito de estufa. É o equivalente à quantidade de CO2produzido a nível mundial pela indústria aérea no período pré-Covid”. Ainda segundo dados apresentados pela autarquia, “na próxima década, a rede da Internet produzirá 20% das emissões de gases com efeitos de estufa”.
Assim, esta campanha de sensibilização vem dar dicas para contrariar o aumento deste “lixo invisível”. "Práticas simples que, transformadas em hábitos quotidianos, podem fazer uma grande diferença no Ambiente", garante o município de Albergaria.
“Limpar regularmente os ficheiros que estejam duplicados ou que se tenham tornado inúteis, eliminar fotografias sem qualidade e vídeos desnecessários, cancelar a subscrição de newsletters que não lê, arquivar e-mails mais antigos, remover todas as aplicações de smartphone que não utiliza” são algumas das sugestões para diminuir a lixo digital.