AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

CAE de Sever do Vouga celebra 19 anos com uma exposição virtual de histórias e memórias

Artes

O CAE – Centro das Artes e do Espetáculo – de Sever do Vouga está a celebrar 19 anos de atividade enquanto centro cultural e ponto de dinamização de cultura.

Ao contrário de anos anteriores, em que o aniversário tem vindo a ser assinalado com concertos, exposições, workshops e espetáculos de várias naturezas, neste ano atípico, o desafio passou por reinventar o programa de comemorações.

Os espetáculos foram substituídos por momentos de revisionismo, nos quais, a partir do conforto da sua casa, qualquer pessoa pode visitar ou revisitar memórias, que estiveram todos estes anos guardadas no arquivo daquele equipamento municipal de Sever do Vouga.

Nesta semana de aniversário, veio a público, através das redes sociais, um conjunto de memórias fotográficas e uma videorreportagem da inauguração do CAE de Sever do Vouga, em 2001. Estas partilhas, que são resultado de um longo processo de digitalização de fotografias analógicas e do vídeo, originalmente arquivado em formado VHS, terão “gerado nostalgia nos habitantes de Sever do Vouga”, que se reviram a si próprios ou a entes queridos naquele momento que aconteceu há 19 anos.

Para fechar em grande a semana de aniversário, e considerando as medidas de restrição vigentes, o CAE apresenta uma alternativa segura e criativa: No domingo, dia 22 de novembro, foi inaugurada uma exposição multimédia virtual com a curadoria de Brígida Alves, diretora e programadora cultural do CAE e de Gonçalo Carvalho, técnico de arte e multimédia, que conta com mais de uma centena de fotografias, cinco vídeos, dezenas de objetos 3D e três textos, tendo obtido quase 600 visitas ao longo dos últimos quatro dias.

A exposição é introduzida com uma breve história do edifício, desde a sua fundação como cineteatro, à remodelação que obteve em 2001, renascendo como Centro das Artes e do Espetáculo. Depois desta introdução segue-se uma galeria de fotografias e vídeos organizada cronologicamente de 2001 a 2020.

Esta mostra, que surge no contexto dos 19 anos de história daquele centro cultural, poderá vir a apresentar outros temas no futuro, afirmando-se como uma exposição multimédia permanente.

Feira do Livro Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.