AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Rui Paixão apresenta processo criativo da criação do LEME

Artes

Rui Paixão, um dos mais conhecidos palhaços da técnica clown em Portugal, e o único português a ter estado no Cirque du Soleil, apresenta esta sexta-feira, na Gafanha da Nazaré, uma conferência performativa acerca do processo criativo da criação “Irredutível”, que desenvolve para o festival de circo contemporâneo LEME, em Ílhavo, mas também para o Fira Tárrega, em Espanha.

Devido à pandemia, e com estreia adiada para setembro de 2021, decidiu reestruturar o projeto e usar o material de investigação que tem vindo a recolher ao longo dos últimos dois anos para construir uma conferência performativa em torno da palavra Palhaço. Lança-se nesta conferência com o objetivo de alterar o sentido dessa palavra e com a ambição de projetar a sua investigação para um diálogo aberto com o público e a comunidade artística.

A criação, dramaturgia e conceito são de Rui Paixão e Cristóvão Neto, a performance de Rui Paixão, a cenografia e a máscara de Cristóvão Neto e o apoio no processo criativo é da Casota Collective, de Leiria.

Este é o terceiro criador apoiado pelo LEME, em Ílhavo, que já apoiou Ana Jordão e Daniel Seabra para as criações “Chama do mar” e “”, respetivamente. O festival de circo contemporâneo decorreria entre os dias 4 e 6 de dezembro, mas foi adiado para 2021.

A conferência performativa de “Irredutível” acontece esta sexta-feira, 4 dezembro às 21:00, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. A entrada é gratuita, mas requer reserva de bilhete nos locais habituais.

Mercedes Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.