AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Município de Ovar apresenta agenda cultural para janeiro

Palcos

Para início de novo ano, a câmara municipal de Ovar aposta num projeto multidisciplinar, de envolvimento da comunidade e homenagem ao “reiseiro” António Dias Simões, nos 150 anos do seu nascimento, espetáculos nas áreas da música e do teatro, oficinas, exposições e uma tertúlia, num mês de grande aposta e valorização dos valores locais.

Num período, ainda, de grandes incertezas, a autaquia optou por apresentar apenas a programação cultural agendada para o mês de janeiro, de modo a evitar sucessivas alterações de dias e horárias em consequência das medidas de prevenção e combate à pandemia provocada pela Covid-19.

O primeiro grande momento acontece no dia 8, sexta-feira, às 21 horas, no Centro de Arte de Ovar, um projeto multidisciplinar – Troupe de Reis António Dias Simões – de grande envolvimento da comunidade local, nomeadamente das Troupes de Reis, e que pretende dar a conhecer a vida e obra de António Dias Simões, através das suas letras e músicas, numa encenação contemporânea, mas fiel à origem. A direção artística está a cargo de Pedro Martins, que conta com uma equipa de produção e “reiseiros” de cerca de 50 elementos, que têm vindo a trabalhar no projeto desde setembro.

Historiador, poeta, dramaturgo, comediógrafo, pintor, miniaturista e calígrafo, António Dias Simões foi arauto da tradição do Cantar Os Reis em Ovar. Curiosamente, esta tradição foi inscrita em 2020, ano de comemoração dos 150 anos de nascimento de António Dias Simões, no Inventário Nacional como Património Cultural Imaterial, depois de um longo processo.

Para a noite do dia 20, quarta-feira, está prevista, no Centro de Arte de Ovar, uma tertúlia com Pedro Damião, ator vareiro que termina a sua residência artística, desenvolvida ao longo deste ano a partir do Museu Júlio Dinis, com a apresentação do livro que regista os textos criados e as fotografias dos principais momentos.

The Gift, no Centro de Arte de Ovar, dia 22, um reagendamento, e Luca Argel, na Escola de Artes e Ofícios, dia 28, são os concertos programados para janeiro, que termina com “Descobrimentos” de Pedro Tochas, dia 29, também no Centro de Arte de Ovar.

Durante todo o mês de janeiro, há oficinas a acontecer, no âmbito do programa “EIXO|Aprendizagem Criativa”, na Escola de Artes e Ofícios e no Museu escolar Oliveira Lopes, e seis exposições patentes nos diversos espaços de programação em rede do município de ovar, nomeadamente nos Museus municipais, Escola de Artes e ofícios, Centro de Arte e Biblioteca Municipal.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.