Os trabalhadores da ERSUC estão em greve desde as 0 horas de hoje, segunda-feira, dia 28 de dezembro, até às 24 horas de amanhã, terça-feira, dia 29 de dezembro.
De acordo com o STAL – Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Administração Local e Regional –, entre as principais reivindicações dos trabalhadores está a negociação de um acordo coletivo de trabalho, aumentos salariais e um subsídio de risco extraordinário no quadro da pandemia de Covid-19.
Apesar de o tribunal ter decretado a obrigação de estarem assegurados os serviços mínimos, há autarquias da região de Aveiro que temem que a greve comprometa a normal recolha de resíduos sólidos urbanos e recicláveis nestes dois dias e, nesse sentido, apelaram aos seus munícipes para que procurem usar os contentores no mínimo indispensável.
É o caso da câmara municipal de Oliveira de Azeméis, que apela à população para que faça “o esforço de armazenar os resíduos em suas casas, por curtos períodos de tempo em que os contentores de deposição coletiva se encontrem cheios, até que a recolha seja regularizada, não sobrecarregando os contentores com lixo ou deixando sacos empilhados à volta”. É a única forma, no entender daquela autarquia, de “garantir a manutenção da salubridade e limpeza do espaço público” nestes dias.
Também a câmara municipal de Águeda, numa tentativa de evitar “uma imagem descuidada no concelho”, solicita a não deposição de resíduos nos contentores nos dias 28 e 29 de dezembro, já que “não estão garantidas as condições para a sua entrega na unidade de tratamento competente”.
Prevê-se que todos os serviços de recolha estejam em normal funcionamento na próxima quarta-feira, dia 30 de dezembro.