A Associação Incentivo Positivo, organizadora do festival de música Percursos Sonoros, está a promover um novo projeto, o Percursos Cruzados, que pretende cruzar gerações e permitir a partilha de conhecimentos, histórias e memórias.
Este novo projeto da associação juvenil Incentivo Positivo arrancou em novembro e é organizado em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e cofinanciado pelo Corpo Europeu de Solidariedade. Foi escrito em plena quarentena, em abril de 2020, com a esperança de que a situação melhorasse nos meses que se avizinhavam.
Não melhorou, mas a organização não baixou os braços e readaptou o projeto, que iniciou em novembro de 2020 e terminará em outubro de 2021. O principal foco do Percursos Cruzados são os seniores de Oliveira de Azeméis, a faixa etária considerada mais vulnerável e a mais afetada pela Covid-19, que os remeteu para situações de isolamento e solidão. Este conta com uma panóplia de atividades que motivam a partilha intergeracional e o desenvolvimento de um novo olhar sobre o património oliveirense.
O arranque do projeto foi marcado pela ação “(D)escrever o Natal” que através da troca de correspondência entre idosos e crianças, uniu 160 participantes do concelho. Nas cartas foram partilhadas histórias sobre o Natal e hábitos natalícios, fomentando a partilha de tradições e rituais de infância dos idosos e das crianças, mas também promovendo a partilha genuína de afetos. O resultado foi partilhado em formato fotográfico e de vídeo nas redes sociais do projeto.