Em 2020, num ano marcado pela pandemia da covid-19, a OLI, o maior produtor de autoclismos da Europa do Sul, manteve o volume de negócios na ordem dos 60 milhões de euros.
O crescimento global de vendas na Europa central e de leste de 34% permitiu compensar o decréscimo global de 14% verificado nos principais mercados de exportação da empresa aveirense - França, Itália e Espanha. A Ucrânia (+77%), a República Checa (+43%), a Bulgária (+39%) e a Rússia (+24%) foram os países que mais aumentaram as vendas.
A expansão da OLI nestes mercados tem sido alavancada, por um lado, pelo crescimento da procura de autoclismos interiores com tecnologia incorporada, que respondam às exigências da sustentabilidade hídrica e energética, e, por outro, pela filial alemã, criada em 2016, que intensificou a estratégia de comercialização da marca nesta área geográfica.
Em Portugal, as vendas situaram-se nos 13,1 M€, traduzindo uma diminuição de 3% em relação a 2019. Os autoclismos interiores continuaram a ser líderes no seu segmento no mercado nacional e assistiu-se a uma maior procura, por parte do setor da hotelaria e do mercado residencial, de soluções “no-touch”, ou seja, sem necessidade de toque, que reduzem o contágio no WC e respondem, assim, ao combate da crise de saúde pública provocada pela doença da covid-19.
Em 2020, a OLI produziu cerca de dois milhões de autoclismos e exportou 80% da produção para 80 países dos cinco continentes. A Europa manteve-se como o principal destino das exportações, sendo a Alemanha, a Itália e a Escandinávia os principais mercados.
O ano passado ficou também marcado pelo investimento da empresa na transformação digital, destacando-se a criação de um showroom 360º da marca, onde o utilizador pode conhecer as novas soluções de banho e de climatização, e o lançamento da aplicação OLI TECH, um aplicativo para dispositivos móveis que auxilia os profissionais na consulta de informação, instalação e reparação de produtos de instalação sanitária.
“Em 2021, a OLI pretende continuar a evoluir, seja na forma como trabalha, aumentando a sua eficiência e produtividade, seja no crescimento do volume de vendas que fixámos em 10%. Prevemos entrar na Polónia e, através da constituição de novos agentes comerciais, planeamos entrar em novos mercados francófonos, como a costa leste de África e Magrebe. Ambicionamos ainda continuar a investir na inovação, que incorpora o ADN da empresa, com o objetivo de desenvolver novas e melhores soluções que contribuam para a preservação da água como bem essencial escasso e para a inclusão de todos no espaço de banho”, afirma António Oliveira, presidente da OLI.