A Câmara Municipal de Aveiro acaba de anunciar o cancelamento da edição de 2021 da centenária Feira de Março. A decisão é justificada com base no decreto que prolonga o Estado de Emergência até 16 de março e na inexistência de plano de desconfinamento relativo à pandemia da Covid-19. O mesmo princípio foi seguido com a Maratona da Europa 2021, que estava agendada para 25 de abril.
"Apesar de toda a expetativa criada em 2020 de que poderíamos voltar em 2021, bem como as medidas definidas pela Câmara Municipal de Aveiro no Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica (PAAASE) 2021, com a redução de 50% dos valores a suportar pelos participantes, constata-se que não se encontram minimamente reunidas as condições para realizar um evento desta envergadura", sustenta a autarquia em comunicado.
Ciente que muitos dos habituais participantes na Feira de Março "se encontram em situações complexas, devido ao facto de já não trabalharem desde janeiro de 2020", a Câmara Municipal de Aveiro e a AveiroExpo dizem estar disponíveis "para promover um evento de animação no recinto exterior do Parque de Feiras e Exposições, com referência para o mês de agosto (sujeito a articulação com os vários parceiros), desde que estejam reunidas todas as condições de segurança e legais para o efeito".
Relativamente à Maratona da Europa, ficou já definida a data de 24 de abril de 2022, na perspetiva da evolução positiva da pandemia. "Caso as condições legais e sanitárias o permitam, ao longo do presente ano serão realizadas várias ações promocionais da Maratona da Europa 2022, quer no município de Aveiro e de Ílhavo, como também em todo o território nacional", é anunciado.