AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Imaginarius realiza-se em maio e setembro, com o tema “O Mito e a Marca”

Artes

A câmara municipal de Santa Maria da Feira acaba de anunciar a realização, este ano, do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua em duas datas distintas: de 27 a 30 de maio, no palco digital, e entre 9 e 12 de setembro, no espaço público e nos equipamentos municipais, com o tema “O Mito e a Marca”. O formato será diferente, tal como a realidade pandémica o exige, mas o festival mantém o seu carater inovador, criativo e de qualidade com que, ao longo destes 20 anos, fidelizou artistas e público.

“Não podíamos deixar de realizar o nosso Imaginarius, uma referência inquestionável da criatividade e da cultura de Santa Maria da Feira, dentro e fora de portas”, frisou Emídio Sousa, presidente da câmara de Santa Maria da Feira. “Vamos fazê-lo de forma estratégica, apresentando uma solução que dá trabalho ao setor da Cultura, tão devastado pela pandemia, proporciona Cultura às pessoas, e não coloca em causa a saúde pública”, explicou, acrescentando ainda que, em setembro, os espetáculos no espaço público cumprirão com todas as recomendações de saúde e segurança da DGS.

Para o vereador responsável pela “pasta” da Cultura, Gil Ferreira, esta estratégia “permite alimentar a esperança de apresentar as atividades presenciais do festival, adaptadas naturalmente ao novo normal, antes do final do verão de 2021”.

Num mundo em constante mudança, “temos de ter a coragem de assumir o novo. A transição digital e a transição verde foram os principais objetivos estratégicos deste ciclo de governação para a Cultura”, frisou, acrescentando que agora “temos efetivamente a oportunidade de pôr em prática um percurso de preparação já iniciado antes da pandemia”. O vereador não duvida que o Imaginarius do futuro “terá um formato cada vez mais misto, trabalhando a dupla dimensão presencial e digital, atento às potencialidades de alcance e características dos públicos do futuro”.

Programa será apresentado em breve

A programação desta 20ª edição do Imaginarius, que será apresentada publicamente durante o mês de abril, vai contar com espetáculos da edição passada que não se realizou – um compromisso assumido pela câmara municipal da Feira junto dos artistas, no momento em que optou pelo cancelamento da edição devido à COVID-19, tendo inclusive avançado com o pagamento de 50% do valor contratualizado –, e também com projetos resultantes das cinco Chamadas Públicas lançadas pela autarquia: Mais Imaginarius, Apoio à Criação Local, Artes Digitais, Arte Urbana e Filme Documentário.

Das 109 candidaturas apresentadas nas cinco chamadas públicas para o Imaginarius’21, oriundas de norte a sul do país e de 20 países da Europa e do Mundo – África do Sul, Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Croácia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Inglaterra, Irão, Irlanda, Israel, Itália, México, Moçambique, Nigéria, Polónia, República Checa –, foram selecionados 11 projetos e atribuídas duas menções honrosas, em diferentes disciplinas artísticas, como artes performativas, circo, dança, instalação multidisciplinar, música e teatro.

O ano de 2021 marcará simultaneamente o 20.º aniversário e a 20.ª edição de um dos festivais de referência para as artes de rua, em Portugal e na Europa, o Imaginarius, que se construiu ao longo destas duas décadas a partir de diferentes comunidades, entidades vivas e participantes do festival, um percurso notável para continuar a acompanhar e participar de 27 a 30 de maio, no palco digital, e de 9 a 12 de setembro, no grande palco que é o território de Santa Maria da Feira.

Mercedes Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.