Este fim de semana os holofotes estão virados para Aveiro. A cidade e o município vivem a sua festa maior, estendendo-a muito para além do dia consagrado a Santa Joana Princesa (12 de maio). As celebrações já arrancaram no passado dia 3 e atingem por estes dias o seu ponto alto.
Começamos com os grandes destaques: sábado à noite, há concerto de Pedro Abrunhosa & Comité Caviar (22h00, Cais da Fonte Nova); domingo, há sessão solene (11h30) e procissão (16h00). De resto, a programação faz-se de exposições, Artes no Canal e atividades desportivas, entre outras.
Ainda por Aveiro, os canadianos The Wooden Wolf tocam esta quinta-feira (22h00), no Avenida Café-Concerto, e são a primeira de quatro bandas que prometem agitar as noites daquele auditório. Na sexta (22h00), Daniel Catarino traz o cancioneiro do Alto Alentejo para o mostrar ao mundo. Os Reis da República e os aclamados GANSO vão fazer da noite de sábado muito especial (22h00), nessa certeza de contagiar o público com o calor do rock e transformar tudo num momento memorável.
Águeda também viverá uma festa especial. O Centro de Artes celebra o seu segundo aniversário e a festa promete juntar centenas de músicos e cantores em palco. Os coros do município darão voz às palavras de Pedro Homem de Mello, estreando uma obra musical de Luís Cardoso, com participação da Orquestra Municipal de Águeda e do Conservatório de Música de Águeda. Artur Fernandes (concertina) e André Madeira (guitarra) irão juntar-se a esta festa de aniversário (sábado, 21h30).
Noutros pontos da região, também não faltam propostas: no dia 12 de maio, o Cais do Bico, na Murtosa, volta acolher mais edição do “Mercado Tradicional”, uma iniciativa promovida pela câmara municipal, em parceria com algumas associações locais, que procura reviver, no tempo presente, as ambiências das feiras e mercados de outrora. A partir das 10h00, os visitantes poderão comprar produtos da terra, utensílios e outros objectos artesanais, bem como degustar os saborosos petiscos marinhões.
Estarreja viverá um fim de semana intenso. O pontapé de saída é dado esta sexta-feira com o espetáculo “Paião”. Às 21h30, no palco do Cine-Teatro de Estarreja a ordem é para (re) lembrar o legado de um dos maiores cantores e compositores português.
No sábado, dia 11, “Esteiros” convida-o a percorrer as ruas da cidade, a explora a memória e a identidade da cidade através de um jogo de espelhos com a arquitetura e a arte inscrita no espaço público. Este percurso sonoro é uma performance que inicia em 1903 e se prolonga até aos dias de hoje (estão previstas cinco sessões: às 15h00, 16h00, 17h00, 18h00 e às 21h30).
Em Albergaria-a-Velha a noite de sábado é vivida ao som do jazz. O Curso Profissional de Instrumentista de Jazz da Jobra realiza a quinta edição do seuEspetáculo Anual de Jazz. Na edição de 2019, revisita-se o Blues, estilo tão abrangente de todos os públicos e que está na origem do Jazz e de muitas outras músicas do mundo. Concerto agendado para as 21h30 no Cineteatro Alba (bilhetes a 10 euros).