O MOB - Festa da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro – está de regresso entre os dias 9 e 18 de abril. A edição deste ano tem como tem “O Silêncio da Música” e será realizada em formato online. A ideia é “dar voz aos músicos do concelho” com um conjunto de mais de quatro dezenas de entrevistas a serem publicadas na página do Quartel das Artes de Oliveira do Bairro.
Lília Ana Águas, vereadora da câmara municipal de Oliveira do Bairro com o pelouro da Cultura, fala de uma “necessidade de reinventar o MOB oferecendo algo de diferente ao público, dando a conhecer os nossos músicos e dirigentes de associações ligadas à área musical”.
“Não queríamos repetir a fórmula do ano passado, apesar de ter corrido muito bem, com muitos milhares de visualizações dos nossos vídeos”, refere Tiago Matias, programador do Quartel das Arte e responsável pelo MOB desde a sua primeira edição.
Recorde-se que a edição de 2020 deste festival decorreu em formato online, tendo contado com atuações de vinte músicos convidados, gravadas no Quartel das Artes, sem público, e transmitidas posteriormente na daquele equipamento cultural bairradino no Facebook.
“Dada a impossibilidade de os nossos músicos ensaiarem neste período de confinamento, avançámos para este formato, dando a conhecer o trajeto e as preocupações com o futuro de músicos e responsáveis associativos desta área, num contexto extremamente difícil para todos os profissionais da cultura”, acrescentou o programador.