O Cidadania Lab tem encontro marcado com os cidadãos aveirenses. Este novo projeto nasceu dentro do coletivo cívico Vizinhos de Aveiro e conta com a coordenação por parte de uma equipa de 20 cidadãos ativos e empenhados em construir contextos de participação dos cidadãos na vida da comunidade e nas decisões políticas. Embora vivamos ainda um contexto pandémico, este laboratório apela à participação de todos os habitantes do concelho e quer chegar a todas as freguesias do município de Aveiro.
O Cidadania Lab, recorde-se, foi um dos projetos vencedores no âmbito da iniciativa Orçamento Participativo com Ação Direta (OPAD), lançada pela autarquia aveirense em maio de 2020, tornando-se, assim, o primeiro laboratório cívico municipal a ser criado pela iniciativa dos próprios cidadãos em Portugal.
Esta sexta-feira, tem início o 1º Ciclo de Encontros Participativos, com as sessões itinerantes nas freguesias. Dirigidas à comunidade, serão quatro sessões online destinadas a quatro grupos de freguesias do concelho de Aveiro, em que os cidadãos vão poder dar conta de preocupações, necessidades, anseios, problemas e recursos que identificam nas freguesias em que habitam e no município.
As sessões itinerantes irão realizar-se de forma remota e já têm datas marcadas. No dia 9, a sessão é reservada Grupo Cidade (Glória e Vera Cruz; Esgueira), no 13, é a vez do Grupo Ria e Rio Vouga (S. Jacinto; Cacia). No dia 16, acontece a sessão do Grupo Cidade Nascente (Santa Joana; Aradas; S. Bernardo; Oliveirinha) e, no dia 20, a Grupo Freguesias Sul (Eixo e Eirol; Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz).
A participação nestes encontros colaborativos é gratuita, todavia sujeita ao número limite de 50 participantes por sessão. As inscrições podem ser feitas online.
* Créditos da foto: Afonso Ré Lau