AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Rota dos Moinhos de Portugal arranca dias 10 e 11, envolvendo quatro municípios da região

Património

A Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills, constituída pelos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Nelas, Sever do Vouga e Vagos, dá o arranque oficial ao seu programa de atividades no próximo fim de semana, 10 e 11 de abril, no âmbito das comemorações do Dia Nacional dos Moinhos.

A Rota dos Moinhos pretende criar uma rede de agentes públicos e privados, a nível nacional, que se proponham a trabalhar os moinhos e os elementos a si associados, como um produto turístico. Entre os vários objetivos da Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills está a capacitação dos territórios com um novo produto turístico, capaz de atrair mais fluxos de visitantes e aumentar a estadia média, a preservação e valorização do património molinológico nacional, bem como o envolvimento das comunidades locais e os seus saberes através do projeto.

O programa de atividades do Dia Nacional dos Moinhos vai decorrer em simultâneo nas redes sociais dos cinco municípios (Facebook), com a apresentação do projeto intermunicipal agendado para as 11h00 de sábado. No mesmo dia, pelas 18h00, a população é convidada a visitar, de forma virtual, os moinhos que compõem a Rota e que são uma marca da identidade cultural e etnográfica das comunidades locais.

No domingo, pelas 11h00, as famílias podem reunir-se à volta de uma Hora do Conto apresentada por 5 vozes | 5 territórios, com base no livro Vale dos Moinhos, de Noelia Blanco e Valeria Docampo. Pelas 16h00, os livros continuam em destaque com a leitura dramatizada de um trecho da obra O Último Moleiro do Rio, de Armando Ferreira. A fechar o programa das comemorações, pelas 17h00, uma mensagem dos executivos das câmaras municipais que integram a Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills.

A curto-prazo pretende-se integrar, na rede, mais municípios que tenham uma oferta similar em que apresentem uma dinâmica ativa na preservação e disponibilização dos moinhos para a visitação turística.

Feira do Livro Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.