AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Reencontros de Música Contemporânea regressam em maio

Artes

A bienal Reencontros de Música Contemporânea está de regresso. Marcada para 20 a 30 de maio, esta terceira edição vai ocupar diferentes espaços de Aveiro, anunciando dez concertos que cobrem várias estéticas musicais, nos quais se contam diversas estreias. O evento resulta de uma parceria entre o Teatro Aveirense e a Arte no Tempo.

Mantendo o propósito de apresentar a mais recente criação musical de tradição erudita, e dando relevo aos compositores portugueses e estrangeiros que mais se destacam na atualidade, os Reencontros de Música Contemporânea propõem um conjunto de concertos com música de câmara, orquestral, solística, acústica e mista, assim como instalações, com intérpretes maioritariamente portugueses e encomendas por parte da Câmara Municipal de Aveiro e da Arte no Tempo, com apoio da Direção-Geral das Artes.

.

O concerto de abertura, no dia 20 de maio, contará com o agrupamento ars ad hoc, que interpreta obras de Gérard Grisey e de Simon Steen-Andersen no espaço do GrETUA. Já o concerto de encerramento, a 30 de maio, na Igreja das Carmelitas, será um concerto monográfico dedicado ao compositor Ricardo Ribeiro (1971). Das cinco obras do compositor em programa, no qual participam o Magnet duo, o ars ad hoc e um agrupamento vocal dirigido por Henrique Portovedo, duas são apresentadas em estreia absoluta, decorrentes de encomendas.

A bienal conta ainda com a presença de artistas como Nuno Aroso, que é o orientador do estágio “Nova Música para Novos Músicos”, e o maestro Nuno Coelho, que dirige a Orquestra das Beiras (Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro) num programa que inclui a estreia absoluta de um concerto para saxofone e orquestra de João Carlos Pinto, encomendado pela Câmara Municipal de Aveiro, que conta com o solista Luís Salomé.

Criada em 2017, numa parceria entre o Teatro Aveirense, a Arte no Tempo e o Atelier de Composição, a bienal Reencontros de Música Contemporânea tomou como pretexto a celebração dos 40 anos dos Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea (1977-2002) e dos 20 anos das Jornadas Nova Música (1997-2001) para dar continuidade à herança musical dos nossos “antepassados” mais recentes, estendendo uma ponte entre o presente e o futuro.

Mercedes Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.