AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Jacinta lança campanha solidária para apoiar profissionais da cultura

Artes

Jacinta, cantora jazz natural da Gafanha da Nazaré, está a promover uma campanha de crowdfunding, com vista à angariação de fundos para a União Audiovisual, uma associação que apoia o pessoal técnico das áreas da cultura e dos espetáculos. Como é habitual neste tipo de iniciativas, haverá contrapartidas para quem contribuir, atribuídas consoante o montante doado. Nesta campanha, as recompensas vão desde um novo disco em que Jacinta canta com Paulo de Carvalho, Mónica Ferraz e outros artistas nacionais, até a uma aula de canto online ou mesmo um concerto completo ao vivo.

“Achámos que, estando nós a fazer a nossa parte, aquilo que melhor sabemos – música –, poderíamos mover as pessoas a participar connosco nesta campanha de solidariedade para com cultura e aqueles que tanto fazem para que os meus concertos e os dos meus colegas sejam bons espetáculos”, refere Jacinta.

A campanha de crowdfunding, que decorre no site da cantora, foi lançada a 11 de abril, dia em que se assinalava o primeiro ano da União Audiovisual, e tem o prazo de duração de dois meses. O objetivo está cifrado nos 20 mil euros.

Fundada em 2020, a União Audiovisual é uma associação de cariz social e cultural que ajuda os profissionais técnicos do mundo da cultura, dos espetáculos e dos eventos que, desde o início da pandemia, viram a sua atividade, fonte dos seus rendimentos, drasticamente reduzida. Esta associação presta o seu auxílio em bens alimentares e de primeira necessidade e, de acordo com Jacinta, em pouco mais de um ano de atividade, já apoiou mais de 250 famílias em todo o país. “Na União Audiovisual, o objetivo é apoiar os profissionais do audiovisual, valorizar os seus percursos técnicos ou artísticos, atenuando o presente e alavancando o futuro”, explica.

A partir do montante mínimo de 20 euros, e dependendo sempre do valor doado, as pessoas terão acesso a um pacote com os dois CDs, um postal com uma gravura original de Carlos Farinha autografado e com uma dedicatória de Jacinta, uma aula de canto online, uma declaração de mecenato ou até um concerto completo.

No que ao novo disco – a recompensa base desta campanha – diz respeito, o músico e produtor António Bastos estará a cargo do rearranjo musical de cinco temas já editados pela cantora, bem como pela composição de mais três temas originais, dois deles, com poema do escritor angolano Ondjaki.

Segundo Jacinta, o trabalho de composição encontra-se a bom ritmo e prosseguirá no decorrer desta campanha. Em simultâneo, está prometido igualmente um segundo disco inédito, com as versões acústicas (voz e guitarra) dos temas que integram o primeiro. À exceção de António Bastos, que receberá uma percentagem do valor arrecadado com as doações, todos os artistas envolvidos estão a colaborar com este projeto em regime pro bono.

Uma artista do jazz e do mundo

Nascida em 1971, na Gafanha da Nazaré, Jacinta iniciou o seu percurso na escola de música de Schoenstatt de onde seguiu para o Conservatório de Música de Aveiro. Em 1990, formou-se em Música na Universidade de Aveiro, tendo integrado a turma fundadora daquela licenciatura na instituição aveirense.

Aos 22 anos, a jovem intérprete e instrumentista dar-se-ia a conhecer ao grande público com uma participação memorável no programa Chuva de Estrelas.

Em 1997, muda-se para Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, com vista a frequentar a MSM - Manhattan School of Music –, que a tinha premiado com uma bolsa de estudos para a realização do mestrado em Jazz Vocal. De Nova Iorque seguiria para a Califórnia e, mais tarde, para a Alemanha, mas não sem antes concretizar aquele que considera o “maior projeto de todos”: ser mãe.

“Durante 15 anos fui única e exclusivamente cantora de carreira, mas quis o destino que a minha vida mudasse”, conta Jacinta. Em 2012, a artista volta à academia, desta vez, à Universidade do Minho, onde completa o doutoramento em Estudos Culturais. De Braga, segue para o Brasil. Jacinta é professora na Universidade Federal do Piauí, no nordeste brasileiro.

Com vários trabalhos editados, e ainda mais apresentações ao vivo, Jacinta já pisou inúmeros palcos por todo o mundo, sendo sempre muito acarinhada pelo público e elogiada pela crítica.

Recentemente, Jacinta aceitou o desafio da Confraria dos Ovos Moles de Aveiro e, em jeito de prenda pelo 12.º aniversário daquela coletividade, deu uma nova roupagem ao hino da confraria.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.