AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Campus Jazz: a hora do saxofonista Andy Sheppard

Artes

Entre as atividades que constituem o programa do Campus Jazz, destacam-se as que decorrem a 13 e 14 de maio, centradas em Andy Sheppard. Deste saxofonista inglês, já disse Manfred Eicher, icónico produtor e fundador da editora ECM para a qual Andy Sheppard já gravou em diversas ocasiões: “Basta-me ouvir uma nota para saber que é Andy”. É o som distinto e a abordagem de Sheppard ao saxofone que o leva a tocar, colaborar e gravar com muitos dos grandes mestres de jazz, onde se incluem três dos compositores seminais do jazz contemporâneo – Carla Bley, George Russell e Gil Evans. Como líder de projetos, Sheppard lançou álbuns aclamados em diversas editoras, incluindo a Antilles/Island Records, a Blue Note e a Verve.

Com uma duradoura carreira internacional, de mais de quatro décadas, foi granjeando inúmeras distinções ao longo dos anos, como o galardão de Melhor Instrumentista nos prémios de jazz britânicos (British Jazz Awards), em 1989, ou o prémio de melhor músico jazz europeu (European Jazz Musician of the Year), em 2016. Sheppard encontrou o que intitula de "casa espiritual" na ECM há mais de dez anos e, desde então, lançou quatro álbuns aclamados na editora: “Movements in Colour” (2008), “Trio Libero” (2012), “Surrounded by Sea” (2015) e “Romaria” (2018).

Masterclass e atuação de escolas da região

Em Aveiro, o renomado saxofonista tem agendada uma atividade pedagógica a 13 de maio, pelas 17h00, em formato de masterclass, destinada à comunidade académica da UA, às escolas oficiais de ensino secundário e profissional da região, com formação na área do jazz, e à comunidade artística em geral. Esta masterclass decorre no Auditório Renato Araújo (no edifício da Reitoria da UA) e, embora seja de assistência gratuita, pressupõe inscrição online através da BilheteiraOnline.

Antes, e procurando o Campus Jazz transformar Aveiro no centro geodésico da comunidade académica jazzística envolvente, está prevista uma apresentação destas escolas de ensino oficial e da região através da atuação de pequenos ensembles de alunos. A atuação destes ensembles, da Jobra Educação e dos conservatórios de Música de Aveiro e de Música de Coimbra, com cerca de 20 minutos de atuação em cada caso, está agendada para as 15h30, no mesmo local da masterclass.

Feira do Livro Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.