AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Águeda, Albergaria e Sever estão unidas pelo rio e pela cultura

Gastronomia

Os municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga estão a trabalhar em coprodução no projeto “3 Territórios, 1 Rio que nos une”, que terá a duração de um ano e um investimento de 297.900,00 euros. A ideia surgiu no mês de agosto e, num curto espaço de tempo, foi possível tirá-la do papel. O projeto tem como principal objetivo o apoio à cultura e a afirmação da região como destino de turismo cultural de excelência, como explicou Edson Santos, vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda. A sessão de apresentação do projeto decorreu esta quinta-feira e contou também com a presença de António Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e António Coutinho, presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga.

Serão privilegiados os espaços envolventes ao rio Vouga e à Pateira de Fermentelos, e criados conteúdos que alimentem a programação dos três concelhos, para que seja possível promover a itinerância e a união de comunidades.

Na programação incluem-se espetáculos musicais realizados por bandas filarmónicas locais; espetáculos de luz, artes circenses e magia, que irão, entre outras coisas, contar com a participação da comunidade e recriar lendas e histórias do rio; a instalação de três esculturas artísticas, que irão constituir um elemento de itinerância e que serão desenvolvidas com materiais sustentáveis e alusivos a práticas de economia circular; provas gastronómicas, que contarão com a participação dos restaurantes típicos da região; atividades náuticas e birdwatching, com visitas guiadas em bateiras que permitirão observar a avifauna e aprender mais sobre a importância da proteção das várias espécies, e recriações históricas com bateiras, promovidas por entidades locais.

Destaque para a criação de um “Hino ao Vouga”, elaborado pelos maestros Luís Cardoso e Carlos Marques e pela Associação Recreativa e Musical Amigos da Branca (ARMAB), que será interpretado no “Espetáculo Musical”, por nove grupos e Bandas dos três municípios. De Águeda, a Orquestra Filarmónica 12 de Abril, a Banda Nova de Fermentelos, a Banda Alvarense e a Banda Marcial de Fermentelos. De Albergaria-a-Velha, a Associação de Instrução e Recreio Angejense, a Banda Velha União Sanjoanense e a Banda Recreativa União Pinheirense. De Sever do Vouga, a Filarmónica Severense e a Banda União Musical Pessegueirense.

Caso a situação pandémica continue a evoluir positivamente, as datas estipuladas para Águeda são, para o Espetáculo Musical, para o Espetáculo de Luz, Cor, Magia & artes Circenses e para a Gastronomia em REDE, de 31 de julho a 1 de agosto; para a Escultura Artística, de 7 a 13 de junho; para a Recriação Histórica, de maio a agosto, e para as Atividades Náuticas, de agosto a outubro.

Em Albergaria-a-Velha, o Espetáculo Musical, o Espetáculo de Luz, Cor, Magia & artes Circenses e a Gastronomia em REDE, têm as datas de 2 a 3 de julho; a Escultura Artística, de 24 a 30 de maio; a Recriação Histórica, a 16 de outubro, e as Atividades Náuticas, em agosto.

Para Sever do Vouga, as datas estipuladas são, para o Espetáculo Musical, para o Espetáculo de Luz, Cor, Magia & artes Circenses e para a Gastronomia em REDE, de 17 a 28 de julho; para a Escultura Artística, de 10 a 16 de maio; para a Recriação Histórica, dia 23 de outubro, e para as Atividades Náuticas, de 11 a 12 de setembro.

Assim, os primeiros momentos dos quais poderá usufruir serão a Instalação Artística em Sever do Vouga, a Recriação Histórica em Águeda e a Instalação Artística em Albergaria-a-Velha.

* Créditos da foto: Águeda. TV
Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.