De 17 a 28 de Maio quatro escolas do Agrupamento de Escolas de Aveiro (EB1 Barrocas, EB1 Vera Cruz, EB1 Glória e Centro Escolar de Santiago) vão jogar o jogo da mobilidade Serpente Papa Léguas. Ao longo destas duas semanas, os estabelecimentos de ensino irão promover, sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar para que as deslocações para a escola se façam de forma mais sustentável.
A Serpente Papa-Léguas – Jogo da Mobilidade é uma campanha criada para incentivar as viagens sustentáveis nas idas para a escola (a pé, de bicicleta ou de transportes públicos, boleias, ou que o carro seja estacionado afastado da escola e que o último percurso seja feito a pé), e que tem as crianças e os seus pais como o principal público-alvo. A campanha consiste num jogo de fácil implementação e, além de participar no jogo, cada escola aderente é encorajada a organizar outras actividades e a proporcionar acções educativas sobre segurança rodoviária e mobilidade, questões ambientais e de saúde.
Começando como um projecto relativamente pequeno na Flandres (Bélgica), a Serpente Papa-Léguas evoluiu para uma campanha de âmbito europeu ao longo dos anos, com cada vez mais escolas e países a aderir ao jogo. Os resultados mostraram que a campanha aumenta com sucesso a utilização de modos de transporte sustentáveis e reduz a emissão de CO2.
Esta é uma iniciativa que conta com o apoio do Agrupamento de Escolas de Aveiro, das Associações de Pais das escolas envolvidas, da Ciclaveiro - Associação pela mobilidade Urbana em Bicicleta como entidade parceira de implementação local e da ACA-M (Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados), entidade responsável pela implementação do jogo em Portugal.
A Escola das Barrocas que já joga pela segundo ano, está também a implementar o projeto Rota Segura para a Escola, um projeto que tem como objetivo identificar, marcar e comunicar as rotas mais seguras para a escola e dinamizar um conjunto de iniciativas de incentivo e sensibilização com a comunidade escolar no sentido de aumentar as viagens a pé e de bicicleta. Este é um projeto pioneiro, que está a decorrer em duas escolas da cidade (Eb1 Barrocas e EB23João Afonso) , uma proposta que venceu o Orçamento Participativo de Acção Direta do Município de Aveiro e que conta com o envolvimento da comunidade escolar.