AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Trio LAN, de Laginha, e Combo da UA no Campus Jazz

Artes

O LAN Trio, com Mário Laginha ao piano, e o Combo de Jazz da Universidade de Aveiro (UA) constituem as próximas etapas do Campus Jazz – Festival de Jazz da UA patenteando uma marcas identitárias deste ciclo: o envolvimento da região. O LAN Trio atua a 28 de maio (21h00), na Casa da Cultura de Ílhavo, o Combo de Jazz tem concerto marcado para o campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA), a 1 de junho (18h00).

Mário Laginha, um dos mais conhecidos pianistas portugueses da atualidade, especialmente em expressões próximas do jazz, dá nome à primeira letra do LAN Trio. O saxofonista britânico Julian Argüelles, de onde surge o “A” de “LAN”, é outro nome sobejamente conhecido, tendo já atuado com Dave Holland, John Taylor, Django Bates, Kenny Wheeler, e Carla Bley, entre outros. Há quem o compare a Wayne Shorter e Charles Lloyd. O terceiro pilar deste trio é o “N”, do percussionista norueguês Helge Norbakken, um dos mais renomados escandinavos neste instrumento. No entanto, perante as medidas de combate à pandemia adotadas na Noruega, Helge Norbakken será substituído pelo também percussionista João Pereira.

João Pereira tem atuado um pouco por todo o mundo e trabalhado com artistas comoJacob Sacks, Mário Laginha, Jorge Rossy, Pedro Moreira, Enrique Oliver, Perico Sambeat, Sara Serpa, André Fernandes, André Matos, Masa Kamaguchi, Bruno Santos, Nelson Cascais, Bernardo Moreira, Dee Jay Foster, entre outros. ¡GOLPE!,que colidera com o trompetista Gonçalo Marques, lançou recentemente três trabalhos: “Puzzle”, “Tundra” e “Totem”, pela editora Robalo. João integra projetos como Centauri, Ricardo Toscano Quarteto, Kinetic e outros. João é professor na Escola de Jazz Luiz Villas Boas do Hot Clube de Portugal.

Já o Combo de Jazz da UA é composto por duas guitarras, baixo elétrico, contrabaixo e bateria, sob direção de João Martins, docente da unidade curricular Música de Conjunto, apresentará, neste concerto, um conjunto de obras originais dos seus elementos, compostas e trabalhadas ao longo do ano letivo.

Feira do Livro Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.