Foi o projeto vencedor do Orçamento Participativo Portugal 2018 e promete fazer as delícias de muitos aveirenses (e não só). A Feira das Lambarices está agendada para setembro e tem como objetivo ser uma mostra de doçaria e cultura, e um reforço da união entre a aldeia de Vale Domingos e Águeda.
Em 2018, segunda edição do Orçamento Participativo, o Governo aumentou a verba inscrita no Orçamento do Estado para o valor de cinco milhões de euros. Nesse ano, recebeu mais de 1400 ideias para Portugal. De entre 691 projetos selecionados, os cidadãos portugueses elegeram, através de voto, os 22 projetos vencedores. A Feira das Lambarices é um desses projetos, tendo ganho também o título de projeto mais votado do mundo em Orçamentos Participativos.
A ideia da feira nasceu em Vale Domingos, onde, inicialmente, seria realizada. O objetivo era “ter um forte cartaz cultural para atrair pessoas e que desse oportunidade a todos os municípios do país de virem expor e promover a doçaria regional e tradicional de cada região”, como disse Ricardo Pereira, proponente e presidente da Associação Cultural e Recreativa de Vale Domingos.
No entanto, Ricardo concordou que o evento “podia ter outra dinâmica” caso se realizasse no centro da cidade de Águeda. Assim, a feira irá realizar-se em setembro, numa associação com aquela que seria a tradicional Festa do Leitão. Não se trata de uma substituição da mesma. A Feira das Lambarices terá lugar no interior do Ginásio Clube de Águeda (GICA) e ambos os eventos serão de entrada gratuita para toda a comunidade.
O proponente mencionou ainda a importância deste tipo de eventos para o setor da cultura e para as pessoas a ele ligadas, que estão a passar por dificuldades e problemas de saúde provocados pela atual situação. Garante que o evento “vai trazer otimismo”.
O projeto conta com o envolvimento do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), da Associação Cultural e Recreativa de Vale Domingos, da Câmara Municipal de Águeda e do proponente, ou representante dos proponentes, Ricardo Pereira. A sessão pública de apresentação desta quinta-feira contou ainda com a presença da secretária de Estado da Inovação e Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, e da secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira.