Face "ao aumento de casos positivos para a Covid-19 a nível nacional, regional e local", a comissão executiva da Viagem Medieval – constituída pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Empresa Municipal Feira Viva e a Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho de Santa Maria da Feira – considera que, "apesar de todos os esforços encetados, não estão reunidas as condições necessárias para a realização de um evento com a dimensão da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria".
"A organização anseia que, em 2022, com a pandemia a fazer parte do passado, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria volte a transformar o Centro Histórico da cidade de Santa Maria da Feira num intenso palco de momentos da História de Portugal para ser vivido em pleno pelos muitos milhares de visitantes esperados", é vincado, em nota enviada à comunicação social.
Importa lembrar que este evento costuma atrair a Santa Maria da Feira uma média de 60 mil pessoas por dia. Este é já o segundo ano em que a sua realização acaba por ser cancelada.