AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

12ª edição do Festim arranca esta quinta-feira

Artes

O Festim, Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo irá decorrer, este ano, entre os dias 17 de junho e 11 de julho, atravessando nove concelhos – Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Estarreja, Ílhavo, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar e Santa Maria da Feira.

O festival arranca já esta quinta-feira e constam no cartaz nomes que prometem trazer a interculturalidade tão característica do evento, são eles Sílvia Pérez Cruz, de Espanha, Loyko, da Rússia, SkilleR, da Bulgária, Luar na Lubre, também de Espanha, Yamandu Costa num encontro Ibero-Americano, do Brasil, Argentina e Portugal, e Dhoad Gypsies of Rajasthan, da Índia.

O Festim terá início esta quinta-feira, às 21 horas no Cineteatro Alba, com o espetáculo da cantora e compositora espanhola Sílvia Pérez Cruz, que estará também no dia seguinte em Águeda (CAA), e no dia 19 em Sever do Vouga (CAE). A cantora é a atual grande voz da Península Ibérica e uma diva mundial que conta com vários álbuns aclamados e dois prémios Goya na sua carreira artística. As três noites de espetáculo estão já praticamente esgotadas.

No cartaz seguem-se os Loyko, um trio russo cujos violinos prometem “disparar o coração do público do Festim”, nos dias 25 em Ovar e 26 em Oliveira do Bairro. Segue-se SkilleR, um artista urbano de beatbox da Bulgária, em parceria com Atesh e Riverman, que vão marcar o ritmo em dois concertos, nos mesmos dias, em Sever do Vouga e em Santa Maria da Feira.

Já em julho, da Corunha para o Festim chegam, no dia 2, a Estarreja, e no dia 3, a Oliveira de Azeméis, os Luar na Lure, de inspiração celta e com 35 anos de carreira, são o mais internacional e consagrado grupo de folk da Galiza no ativo.

Nos dias 9 e 10 de julho, conte com Yamandu Costa que convida Martín Sued, no bandoneon, e José Manuel Neto, na guitarra portuguesa, e promete reinventar as tradições musicais dos três países. O primeiro espetáculo terá lugar em Estarreja, e o segundo em ílhavo.

Para terminar, nos dias 9, 10 e 11 de julho, em ílhavo, Oliveira de Azeméis e Oliveira do Bairro respetivamente, chegam da Índia os Dhoad Gypsies of Rajasthan, herdeiros de uma cultura milenar ligada às raízes musicais do deserto indiano, que darão ao público do Festim, uma viagem mágica pelo exotismo da música indiana e pela sua espiritualidade.

O Festim é uma iniciativa da d'Orfeu AC com os nove Municípios parceiros, apoiada pelo Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes, e, nesta edição, pela AC/E - Acción Cultural Española.

Para mais informações e aquisição de bilhetes, consulte festim.pt.

Fotografia: SPAIN Arts & Culture
Feira do Livro Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.