O novo mestrado em Competitividade e Desenvolvimento de Negócios da Universidade de Aveiro será o primeiro mestrado profissionalizante da academia aveirense e um dos primeiros a nível nacional. O curso nasceu do envolvimento de empresas e associações empresariais da região de Aveiro, e da identificação das necessidades de desenvolvimento de competências profissionais específicas relacionadas com as ciências empresariais.
O mestrado já recebeu luz verde da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior – e deve avançar no ano letivo 2022-23, sendo ministrado pelo ISCA – Instituto Superior de Contabilidade e Administração – da UA. Haverá 25 vagas disponíveis e os futuros candidatos terão que ser detentores de licenciatura e comprovar, pelo menos, cinco anos de experiência profissional.
De acordo com a UA, o curso para a obtenção do grau de mestre terá a duração de um ano (2 semestres) e deverá contemplar quatro unidades curriculares obrigatórias: Comércio e Economia Digital, Marketing Internacional, Estratégia e Competitividade e Projeto Empresarial, esta última, na qual os alunos deverão desenvolver um projeto original para solucionar um problema empresarial, construindo um modelo de aplicação e procedendo à sua implementação em ambiente empresarial.
As unidades curriculares são avaliadas maioritariamente através da realização de trabalhos práticos e da aplicação dos conceitos e modelos em situações empresariais concreta. Quanto ao corpo docente, incluirá professores com experiência prática, pertencentes a várias unidades orgânicas da universidade, designadamente do ISCA, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda e do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo
Trata-se, portanto, de “uma solução de formação totalmente inovadora que vai contribuir para o desenvolvimento de competências relacionadas com as ciências empresariais”, pode ainda ler-se em comunicado da UA.
*Foto:Afonso Ré Lau