AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Cidadania Lab apresenta resultados no próximo domingo

Sociedade

O Cidadania Lab é um espaço de participação cidadã em Aveiro, em que, independentemente das suas convicções ou crenças pessoais, os cidadãos se encontram para conhecerem de perto os assuntos, problemas e projetos da comunidade, e onde podem apresentar ideias ou juntar-se a outras já existentes. Após nove meses de atividade cívica, o Cidadania Lab apresenta à comunidade os resultados deste primeiro ciclo de trabalhos.

A apresentação acontecerá no próximo domingo, dia 27 de junho, e terá lugar no jardim do Cais da Fonte Nova, às 14 horas, contando com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e da cooperativa Aproximar.

Este primeiro ciclo de atividades contou com dez eventos online, três presenciais, e mais de 300 participantes, e gerou seis projetos cívicos que estiveram ou estão em fase de criação de protótipos.

O primeiro projeto debruça-se sobre a acessibilidade e mobilidade em Aveiro e chama-se “no Bairro do Liceu”. Os cidadãos identificaram e registaram fotograficamente as dificuldades de mobilidade encontradas na zona norte do Bairro do Liceu, e elaboraram uma Carta de Compromisso dirigida aos responsáveis públicos. Os passos seguintes são uma ação de arte urbana pela mobilidade, uma comunicação às entidades competentes das anomalias e danos encontrados, a divulgação do projeto nas redes sociais e a organização de uma exposição com as imagens recolhidas.

No âmbito do projeto “Aveiro Polinizadora”, foi criada e testada uma oficina de construção de abrigos e jardins para insetos polinizadores, de forma a sensibilizar a comunidade para a importância da biodiversidade nos espaços verdes, na nossa alimentação e no meio urbano. Serão ainda realizadas caminhadas interpretativas (Eco-caminhadas), mapeamento dos locais que se adequam à criação destes abrigos e parcerias com entidades promotoras da proteção do ambiente, além da criação de uma biblioteca online de recursos.

Outra das iniciativas são as anteriormente mencionadas Eco-caminhadas, que trabalham paralelamente e ajudam na realização dos já referidos projetos de mobilidade e de ambiente e ecologia. Não esquecendo os “Cuidadores do Bairro”, outro dos projetos em que um grupo de cidadãos é responsável por ouvir os seus pares e transmitir as suas dificuldades e opiniões aos responsáveis, este projeto tem em vista a observação, preservação e valorização dos recursos naturais dos quais a região dispõe.

Restam os projetos “Cultura em Rede” e “Plataforma Parques de Aveiro”. O primeiro, tendo já feito um levantamento das dificuldades que as organizações culturais enfrentam, pretende organizar um encontro participativo que promova a colaboração e o encontro de respostas conjuntas e eficazes face às mesmas. O segundo trabalha no combate à falta de referenciação de parques e jardins do município, tendo criado um site aberto à participação de todos os cidadãos, e que contém várias informações úteis.

Para mais informações consulte o site ou a página de Facebook do Cidadania Lab.

Mareato Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag.

Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.