AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Anadia adere ao projeto das pequenas bibliotecas livres

Literatura

O município de Anadia aderiu ao projeto internacional “Little Free Library” disponibilizando a sua primeira pequena biblioteca, com cerca de uma centena de documentos, no novo Parque Urbano, junto à Espumanteria. O acesso a livros, revistas e outros documentos é livre para toda a comunidade, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana.

O projeto tem como objetivo geral, estimular o gosto pela leitura e pelo conhecimento, e oferecer a possibilidade de troca de livros com os leitores, através de uma rede mundial de pequenas bibliotecas, em jardins, praças, bairros e aldeias.

A manutenção do equipamento e dos livros é da responsabilidade do projeto “Ser + em Anadia”, do município de Anadia, em parceria com a Biblioteca Municipal.

De referir que o projeto possui um mapa mundial de registo de “Little Free Library” para ajudar as pessoas a encontrar e compartilhar livros onde quer que estejam, existindo já 36 mil bibliotecas espalhadas pelo mundo. Portugal conta com nove projetos inscritos na lista, tendo sido pioneira a dos Açores, no Pico Redondo, em São Bento, Angra do Heroísmo.

Estudos nacionais e internacionais (PISA, 2009; National Literacy Trust, 2013; Common Sense Media, 2014) têm evidenciado a diminuição da leitura extensiva e da leitura por prazer. As boas competências de leitura, o sucesso educativo e a leitura por prazer estão indissociavelmente ligados. É importante encorajar as crianças e jovens a tornarem-se leitores autónomos, independentemente do suporte de leitura que escolham. A aquisição de hábitos e do gosto pela leitura exigem a prática sistemática e regular da mesma, o envolvimento emocional e a motivação intrínseca dos leitores, através de um exercício livre e voluntário que estimule os indivíduos a, progressivamente, lerem cada vez mais e melhor.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.