AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Há um convite para “Descobrir e Experienciar Estarreja” através da cultura

Artes

De 28 de agosto a 19 de setembro, irão surgir novas propostas culturais para “Descobrir e Experienciar Estarreja”. A programação surge no âmbito da aprovação da candidatura “Descobrir e Experienciar novos territórios Estarreja/Aveiro/Covilhã”, à Programação Cultural em Rede financiada por fundos comunitários. Focado em proporcionar novas experiências de visita ao território assentes no seu património, este programa potencia o usufruto da arte em locais públicos de acesso livre.

El Show de Dodó (Argentina) e Cucoma Combo (Itália) apresentam-se na Praceta do Mercado Municipal nos dias 28 e 29 de agosto (respetivamente), às 21h30. A Praça do Município, nas traseiras dos Paços do Concelho receberá os concertos de Duane Forrest (Canadá) e Valter Lobo (Portugal), a 11 e 12 de setembro, às 19h00. O ciclo de concertos abrange o BioRia. Tendo como cenário o Esteiro de Salreu, atuará Simon Kempston (Escócia), no dia 18 de setembro, às 19h00. De regresso à cidade, o Parque do Antuã será o palco escolhido para Luca Argel (Brasil) no dia 19, às 19h00.

No fim de semana de 10, 11 e 12 de setembro, a contemplação das artes visuais, com um espetáculo de vídeo mapping, idealizado por João Martinho Moura, que pretende celebrar a história da cidade, o seu património urbano, arquitetónico, paisagístico e etnográfico, com especial enfoque dado à Ria de Aveiro e à arte em espaço público. E a apresentação de Cinestésico - Visita dançada ao ESTAU. Com criação e interpretação de Ana Guilherme Ruano Cardoso, esta nova produção artística dialoga com a pintura mural do roteiro de street art da cidade.

A fechar este primeiro ciclo da programação em rede em Estarreja, no dia 19, às 18h30, no Parque Municipal do Antuã, será inaugurada a instalação artística, da autoria de Diogo Aguiar Studio, de homenagem à icónica Cadeira Portuguesa, fechando as comemorações do 100.º aniversário da ADICO, fundada em 1920 por Adelino Dias Costa.

A programação do “Descobrir e Experienciar” decorrerá até julho de 2022. Até lá, o público será convidado a participar no Festival “Cordas no Museu”, na Casa Museu Egas Moniz, um dos símbolos concelhios e imóvel de interesse público, com a envolvente Quinta do Marinheiro.

Mesmo antes de abrir portas, será dada a conhecer com visitas performativas a futura Fábrica da História, que está a nascer na antiga fábrica de descasque de arroz. Este espaço de memórias tão especial para a comunidade local será ainda alvo de um documentário. A arte também chegará aos Percursos BioRia, através de visitas dançadas.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.