AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Jazz regressa a Ovar para cinco dias de concertos e oficinas de improvisação

Artes

A terceira edição do Ovar em Jazz – Especial 2021, há muito aguardado pelo público, regressa de 1 a 5 de setembro, com grandes nomes do Jazz, nacional e internacionalmente reconhecidos.

Andy Sheppard, saxofonista britânico com uma notável carreira internacional de quatro décadas, chega a Ovar com o quarteto Costa Oeste, para abrir o evento dedicado ao Jazz, já no próximo dia 1 de setembro, pelas 22 horas, no auditório do Centro de Arte. No mesmo local e com o mesmo horário, na quinta-feira, 2 de setembro, é a vez do vareiro João Martins, na composição, bateria, percussão e sintetizadores, atuar com o quarteto Hundred Milliseconds, acompanhados de um duplicado de saxofones e guitarra elétrica.

Num registo Pop Rock Jazz, sexta-feira, dia 3, pelas 19h30, o Combo de Jazz da JOBRA chega à Praça das Galinhas para um final de tarde onde a combinação instrumental deste pequeno grupo de músicos vindos de Albergaria-a-Velha, promete energizar o centro da cidade de Ovar. No mesmo dia, pelas 22 horas, de volta ao Centro de Arte, para assistir a “Elas e o Jazz”, trio composto por Joana Machado, Marta Hugon e Mariana Norton. Reconhecidas pela cumplicidade em palco, as artistas reproduzem o universo contemporâneo dos musicais da Broadway e dos clubes de Jazz de Nova Iorque numa narrativa musical cantada a três vozes.

João Martins, conceituado saxofonista e diretor musical, vir a Ovar para um exercício de desconstrução de preconceitos no Jazz, no fim de semana de 4 e 5 de setembro, sábado e domingo, desta vez para conduzir duas Oficinas de Improvisação que vão ter lugar na Escola de Artes e Ofícios, ou não fosse o Jazz uma expressão artística-musical que viu a sua génese na cultura popular e na criatividade e improvisação dos músicos de rua de Nova Orleães. No sábado, a oficina de improvisação vai decorrer entre as 10h30 e as 17h00, no domingo, dia 5, entre as 14h00 e as 18h00 (inscrições através do email caovar@cm-ovar.pt).

O roteiro musical e os horários alinhados convocam o público para no final de dia sábado, dia 4, de volta à Praça das Galinhas, para mais um momento com o Combo de Jazz do Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro. No sábado à noite, a conceituada Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal, convida, desta feita, Julian Arguelles. O saxofonista de jazz inglês, natural de Birmingham e que cedo construiu a sua carreira criativa em palcos Londrinos, acompanha a imensidão instrumental da orquestra, no Centro de Arte de Ovar, pelas 22h00.

Para encerrar o certame e, como resultado do trabalho desenvolvido ao longo desta edição especial de Ovar em Jazz, no domingo, dia 5 de setembro, está reservada a apresentação pública da Oficina de Improvisação, pelas 19h30, onde tudo começou, na Praça das Galinhas.

O Ovar em Jazz surge como um momento de aprendizagem, experimentação, celebração e escuta. Durante cinco dias consecutivos e intensos, a cidade de Ovar assume- se como palco de grandes concertos, oficinas de Improvisação, conversas e partilha de pequenos momentos musicais com o público, em ambientes formais, intimistas ou mais descontraídos, que procuram ir ao encontro de todos os públicos.

Os bilhetes estão disponíveis na BOL sendo de sublinhar que apenas os concertos no Centro de Arte serão a pagar. Cada concerto custa 7,5 euros e o pack para os quatro concertos custa 20 euros.

Feira do Livro Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.