AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Fado, jardinagem e canto valenciano, este fim de semana, em Ílhavo

Artes

Aproxima-se um fim de semana pleno de atividade nos espaços culturais do município de Ílhavo. Sexta-feira, dia 27 de agosto, a fadista Sara Correia atua na Casa da Cultura; no dia seguinte, o novo palco-jardim da praça da CCI – o Planteia – recebe uma oficina de jardinagem orientada por Hartmut Nestler; no mesmo dia, mas à noite, é a vez a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré acolher a estreia em Portugal do guitarrista e cantautor Carles Dénia.

Apesar de um dos seus singles de apresentação se chamar “Chegou tão tarde”, Sara Correia chegou mesmo a tempo de ser uma das grandes vozes da nova geração do fado. O seu segundo disco, “Do Coração”, lançado em 2020, foi produzido por Diogo Clemente, que é também responsável pela escrita e composição de vários temas e pela direção musical transposta para o palco. Ao vivo, Sara Correia, conhecida no meio como o “Furacão do Fado”, faz-se acompanhar por um quarteto de luxo: Diogo Clemente na viola, Ângelo Freire na guitarra portuguesa, Marino de Freitas no baixo e Vicky Marques na percussão. A este concerto junta-se o da Milha, que antecede o de Sara Correia, e que apresenta os “Sons da Alma” de Cláudio da Paula, compositor e guitarrista ilhavense, a que se junta o contrabaixista Fábio Rocha. Arranca às 21h.

No sábado, dia 28 de agosto, entre as 10h e as 13h, o 23 Milhas desafia a comunidade a participar numa oficina de jardinagem encabeçada pelo diretor de investigação e desenvolvimento da empresa de substratos Siro. Hartmut Nestler vai abordar a criação e manutenção de uma horta, quer se viva no campo, quer se viva na cidade, numa casa com jardim, ou apartamento sem varanda. A lotação da oficina é limitada e as inscrições podem ser efetuadas através do email mediacao.23milhas@cm-ilhavo.pt.

Ainda no sábado, a partir das 21h00, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, o guitarrista espanhol Carles Dénia, que tem surpreendido a crítica e o público com a sua música, estreia-se em Portugal para um concerto em que apresenta alguns temas dos discos “Cant Espiritual”, “L’home insomne”, “El paradís de les paraules” e “Tan alta com va la lluna”. Ao concerto de Dénia, junta-se novamente um concerto Milha, inserido no programa de apoio à produção local do 23 Milhas. Desta vez é Rui Pereira quem se apresenta a solo, no piano, com temas originais.

Campus Jazz Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.