Aproxima-se um fim de semana pleno de atividade nos espaços culturais do município de Ílhavo. Sexta-feira, dia 27 de agosto, a fadista Sara Correia atua na Casa da Cultura; no dia seguinte, o novo palco-jardim da praça da CCI – o Planteia – recebe uma oficina de jardinagem orientada por Hartmut Nestler; no mesmo dia, mas à noite, é a vez a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré acolher a estreia em Portugal do guitarrista e cantautor Carles Dénia.
Apesar de um dos seus singles de apresentação se chamar “Chegou tão tarde”, Sara Correia chegou mesmo a tempo de ser uma das grandes vozes da nova geração do fado. O seu segundo disco, “Do Coração”, lançado em 2020, foi produzido por Diogo Clemente, que é também responsável pela escrita e composição de vários temas e pela direção musical transposta para o palco. Ao vivo, Sara Correia, conhecida no meio como o “Furacão do Fado”, faz-se acompanhar por um quarteto de luxo: Diogo Clemente na viola, Ângelo Freire na guitarra portuguesa, Marino de Freitas no baixo e Vicky Marques na percussão. A este concerto junta-se o da Milha, que antecede o de Sara Correia, e que apresenta os “Sons da Alma” de Cláudio da Paula, compositor e guitarrista ilhavense, a que se junta o contrabaixista Fábio Rocha. Arranca às 21h.
No sábado, dia 28 de agosto, entre as 10h e as 13h, o 23 Milhas desafia a comunidade a participar numa oficina de jardinagem encabeçada pelo diretor de investigação e desenvolvimento da empresa de substratos Siro. Hartmut Nestler vai abordar a criação e manutenção de uma horta, quer se viva no campo, quer se viva na cidade, numa casa com jardim, ou apartamento sem varanda. A lotação da oficina é limitada e as inscrições podem ser efetuadas através do email mediacao.23milhas@cm-ilhavo.pt.
Ainda no sábado, a partir das 21h00, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, o guitarrista espanhol Carles Dénia, que tem surpreendido a crítica e o público com a sua música, estreia-se em Portugal para um concerto em que apresenta alguns temas dos discos “Cant Espiritual”, “L’home insomne”, “El paradís de les paraules” e “Tan alta com va la lluna”. Ao concerto de Dénia, junta-se novamente um concerto Milha, inserido no programa de apoio à produção local do 23 Milhas. Desta vez é Rui Pereira quem se apresenta a solo, no piano, com temas originais.